Montijo volta a ser a capital do porco entre 16 e 18 de Maio

Ministro da Agricultura abre a maior feira dedicada à suinicultura do país 

A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores organiza, nos próximos dias 16, 17 e 18 de Maio de 2024, a 26ª Feira Nacional do Porco no Parque de Exposições Acácio Dores no Montijo. Sob o lema “Desafiar o Futuro com o Sabor da Tradição”, a organização pretende "transformar a Feira Nacional do Porco num verdadeiro evento de fileira, atraindo as indústrias da carne de porco ao mesmo tempo que internacionalizamos cada vez mais o certame". A abertura oficial da feira está agendada para as 15 horas do próximo dia 16, vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes.
Feira realiza-se na cidade do Montijo de dois em dois anos 

Afirmar a fileira da carne de porco como um setor dinâmico, moderno e com ligação estreita às tradições gastronómicas do nosso país, é o desafio proposto aos visitantes da edição 26 da Feira Nacional do Porco, a maior do país do setor. 
Com quatro áreas de exposição distintas, os visitantes poderão encontrar um pavilhão dedicado à Gastronomia, outro dedicado aos equipamentos e maquinarias relacionados com a atividade da suinicultura, outro pavilhão mais setorial com a representação das empresas de genética, laboratórios farmacêuticos, fabricantes de rações, indústrias cárneas, movimento associativo e setor institucional e, ainda, a área de exposição ao ar livre com a maquinaria pesada e a exposição de animais vivos que contará com a exibição das três raças autóctones portuguesas.
A abertura oficial está agendada para as 15 horas do próximo dia 16, vai contar com a presença do ministro da Agricultura e Pesca, José Manuel Fernandes.
A confirmação foi dada esta segunda-feira por David Neves, presidente da direção da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores, entidade organizadora do certame, durante a apresentação do evento aos jornalistas, na Casa da Música Jorge Peixinho.
E haverá, pela segunda vez, também o “Concurso Inovação”, dirigido às empresas, com o intuito de reconhecer o investimento realizado por estas em investigação para o desenvolvimento do sector, contou David Neves. 
Para David Neves, Presidente da Comissão Organizadora da Feira Nacional do Porco, o evento assume uma grande importância institucional para o setor “desde a sua primeira edição que é um importante certame institucional que tem marcado a agenda política dos diferentes agentes que nos últimos anos se
têm deslocado ao Montijo e comprovado que este é um setor dinâmico, pujante e evoluído”. 
Já Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, destaca o caráter inovador do certame e da atividade: “A Federação Portuguesa das Associações de Suinicultores tem mantido um compromisso com a modernização da suinicultura nacional, com a transição energética da pecuária e com a procura
de novas soluções para a melhoria do desempenho competitivo do sector”, disse o autarca. 
Durante os três dias, haverá concertos a ter início às 22 horas, que contarão com nomes como Rosinha, Luciana Abreu e Os Improvisados.
Depois dos 20 mil visitantes recebidos na 25ª edição, este ano o "recinto aumenta a sua capacidade para acolher aquela que se espera que seja a maior Feira Nacional do Porco de sempre", refere o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta. 
A Feira Nacional do Porco realiza-se de dois em dois anos, com o melhor que o sector da suinicultura e a fileira da carne de porco têm para apresentar.
A feira, que ao longo de três dias – de 16 a 18 de Maio – vai estar de portas abertas no Parque de Exposições Acácio Dores das 10 horas à meia-noite, tem entradas com o preço de cinco euros. Porém, o evento volta a contemplar uma vertente solidária e um euro de cada entrada reverterá para a CERCIMA.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Montijo 

Comentários