Igreja do Pinhal Novo comemora 150 anos esta sexta-feira

Procissão das velas e missa conduzida pelo bispo de Setúbal assinala data histórica na vila 

2 de Fevereiro é uma data a recordar na história do Pinhal Novo. A Igreja de São José comemora esta sexta-feira, 150 anos. Uma data quase esquecida por todos mas muito importante para as nossas origens. O primeiro ato público verdadeiramente im­­portante para a vida da localidade acontece a 18 de Julho de 1872, trata-se da doação feita por José Maria dos Santos, à população de Pinhal Novo, de um terreno para a constru­ção de uma capela e para a realização dos festejos da localidade. As obras de construção da igreja haviam sido iniciadas na véspera da assinatura do documento de doação e concluíram-se em 1874. A primeira missa decorreu no dia 2 de Fevereiro do mesmo ano. 150 anos depois, a data será lembrada pelo Bispo de Setúbal, o Cardeal  D. Américo Aguiar, que celebra uma missa esta tarde na igreja do Pinhal Novo. 
Igreja comemora 150 anos desde a primeira missa 

É um marco da identidade do Pinhal Novo. Entre a estação nas terras que noutros tempos se chamava Lagoa da Palha, os pinheirinhos e poço onde os primeiros habitantes iam buscar água, nasceu a igreja do Pinhal Novo que começou a ser construída no dia 17 de Julho de 1872, uma quarta-feira. Curiosamente [ou talvez não] esse ano teve início a uma segunda-feira e terminou a uma terça-feira. O mesmo acontece em 2024. Coincidências do tempo num ano que foi especial. Foi em 1872 em que uma super tempestade solar abalou a Terra a 4 de Fevereiro numa bela aurora vista em muitas parte do globo. Curiosamente o mesmo fenómeno está a acontecer este ano. 
Na altura vivíamos no Reino de Portugal e Algarves onde reinava D. Luís I, o popular. E por cá tínhamos uma das maiores e mais avançadas herdades do país e da Europa, gerida por José Maria dos Santos que muito fez e deixou ao Pinhal Novo.  
Foi José Maria dos Santos que doou um terreno à população de Pinhal Novo para a construção de uma capela e para a realização dos festejos. A doação foi assinada por parte dos moradores, por António Domingos Macau e José Nogueira de Faria. As obras de construção da igreja haviam sido iniciadas na véspera da assinatura do documento de doação e concluíram-se em 1874, celebrando-se a primeira missa no dia 2 de Fevereiro do mesmo ano.
Contas feitas, a primeira eucaristia celebrada na Igreja de São José, em Pinhal Novo, realizou-se há 150 anos. 
E para assinalar a data, a Paróquia da vila vai celebrar a efeméride esta sexta-feira, a partir das 20h30.
A essa hora, junto ao Coreto, terá início uma procissão das velas em honra de Nossa Senhora das Candeias. De seguida, será celebrada a missa, presidida pelo Cardeal D. Américo Aguiar, Bispo de Setúbal. Um evento histórico numa data eterna para a origem da vila e que tão poucos [incluído o poder local] valorizam e reconhecem. 

Comentários