Crianças da Quinta do Anjo vão de bicicleta para a escola

"O objetivo do município, tal como o da escola, é promover a mobilidade suave" e já reúne cerca de 30 alunos 

Mais de três dezenas de crianças da Escola Básica António Matos Fortuna, em Quinta do Anjo, foram para a escola de bicicleta nesta terça-feira, na primeira circulação oficial do projeto “CicloExpresso” - comboio de bicicletas. Acompanhados por maquinistas locais e da Cooperativa Bicicultura, os alunos  pedalaram com entusiasmo ao longo de um percurso de 6,3 quilómetros, por estradas de terra batida e de alcatrão, com início às 8h05, em Cabanas e chegada à escola às 8h45, que vai agora repetir-se uma vez por semana, durante 27 semanas. A Bicicultura garantiu a formação dos atuais seis maquinistas locais, mas a ideia é que, nos próximos meses, estes possam dar continuidade ao projeto de forma autónoma.
Primeiro dia a ir de bicicleta para a escola 

Com o mote “Eu vou para a escola de bicicleta, e tu?”, este projeto-piloto pretende promover a mobilidade sustentável, capacitar as crianças para se deslocarem em bicicleta de forma segura e lúdica e proporcionar uma alternativa de mobilidade para a escola.
A implementação do “CicloExpresso” no concelho de Palmela resulta da parceria entre a Câmara  de Palmela, a Bicicultura e a Escola. Para a vereadora do Ambiente, Mobilidade e Transportes, Fernanda Pésinho, que participou na primeira circulação, esta colaboração representa "um casamento perfeito", já que "o objetivo do município, tal como o da escola, é promover a mobilidade suave e assim contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa".
"Esta escola tem sido um bom exemplo no incentivo à mobilidade suave", elogiou a autarca, destacando que esta experiência piloto proporciona às crianças "virem em segurança e de forma divertida para a escola" e, ao mesmo tempo, "faz bem ao ambiente e fortalece os laços de proximidade e amizade". A vereadora aproveitou para agradecer também aos pais, voluntários e maquinistas, pois é "muito importante esta colaboração para tornar este sonho possível". 
A Escola Básica António Matos Fortuna já tinha a funcionar o projeto “O Ciclismo vai à Escola” e, com a colaboração do Município, chegou a realizar uma experiência de Peddy Bus (ida para a escola a pé), recordou Fernanda Pésinho. "Sentimos que poderíamos ir mais longe», conta a coordenadora do estabelecimento, Sónia Durão. Desafiada pela Câmara Municipal a acolher este projeto-piloto, a Escola apresentou o 'CicloExpresso aos pais e encarregados de educação no início do ano letivo e a adesão foi, desde logo, um sucesso. "Sem dúvida, vamos mudar mentalidades e hábitos e criar uma população mais ativa futuramente", acredita.

Comunidade entusiasmada com projeto-piloto desde o início
Iniciativa realiza-se durante um dia por semana 
Sandra Rodrigues, mãe de um aluno do 4.º ano, com 9 anos, e também maquinista, conta que ficaram entusiasmados com o “CicloExpresso” desde o primeiro momento e que foi até o filho "o grande impulsionador" da adesão. "Já costumávamos andar de bicicleta e achámos interessante aderir ao grupo para conseguirmos construir um futuro melhor", explica, confessando que a experiência está a ser "muito boa e gratificante". 
Para Sandra Rodrigues. "em vez de estarmos todos numa fila de trânsito e termos aquele stresse todo matinal, as coisas correm muito mais tranquilamente e eles vêm muito mais felizes", refere.
Rodrigo Xavier vive em Quinta do Anjo, foi aluno da EB António Matos Fortuna e apesar de, atualmente, não ter nenhuma ligação à escola, quando teve conhecimento do projeto através das redes sociais não hesitou em dar o seu contributo como maquinista, motivado pela "vontade de colaborar e estar mais próximo das crianças e da aldeia", explica. 
Esta experiência está a ser "excelente e muito reconfortante. Quando vou trabalhar, já vou com um sorriso na cara por ter acompanhado as crianças", confessa.
O atual percurso e paragens são ajustáveis em função de novas inscrições, tanto de alunas/os como de maquinistas, que permanecem abertas através do site www.cicloexpresso.pt.
O “CicloExpresso” enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 - Educação de Qualidade, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis e 13 - Ação Climática.

Agência de Notícias 
Foto: Câmara de Palmela 

Comentários