Rotunda dos Pinheirinhos já começou a ser construída em Pinhal Novo

Nova rotunda vai "acabar com o problema de trânsito" na zona central da vila 

A construção da rotunda no triangulo dos Pinheirinhos, em Pinhal Novo, era "promessa" de há mais de três décadas do poder local e exigida pela população ainda antes. O tempo foi passando, o Pinhal Novo  cresceu e o trânsito caótico aumentou ainda mais a necessidade de se avançar para uma solução. A informação que existe é quase "inexistente" por parte da Câmara de Palmela. Sabe-se que a obra já está no terreno mas não se sabe o tempo que irá durar. Esta nova rotunda contribuirá para uma transformação positiva no território, nomeadamente para a fluidez do trânsito no local. Mas prepara-se: A circulação antes de melhorar... irá piorar e muito. Há opções e rotas de fuga para fugir à obra. 
Nova rotunda vai fazer fluir o trânsito na zona central da vila
A empreitada de transformação do triângulo dos Pinheirinhos em rotunda iniciou esta semana. A obra, que era para ter começado no final de Julho, vai "provocar grandes congestionamentos no trânsito, estando já devidamente sinalizados os desvios que permitirão minimizar os mesmos", explica a junta de Freguesia do Pinhal Novo em comunicado. 
Segundo, a junta de freguesia «, o município de Palmela preferiu "adiar mais um pouco o início dos trabalhos, que será um período intenso, por forma a não causar constrangimentos de maior no momento do Natal, principalmente para não condicionar o acesso ao comércio local". 
Esta obra contribuirá para uma transformação positiva no território, nomeadamente para a fluidez do trânsito no local. A Junta de Freguesia de Pinhal Novo e o Município de Palmela agradecem a compreensão dos cidadãos para a realização desta obra.
Em Novembro do ano passado, Álvaro Amaro, presidente da autarquia palmelense, anunciou que a obra já tinha luz verde da Infraestruturas de Portugal que tiveram os projetos de construção da nova rotunda nos serviços daquela entidade. 
A obra, segundo o autarca, vai "acabar com o problema de trânsito que é passar ao fim do dia pela vila de Pinhal Novo".  Esta é uma das obras que todos ansiavam, porque a Avenida Alexandre Herculano é uma das vias principais de acesso à Estrada Nacional 252 que liga Palmela ao Montijo e que em horas de ponta, quem tem que entrar da Praça da Independência para a Alexandre Herculano, passa "muito tempo" à espera que possa entrar na via. 

Autarquia defende construção da variante 
Durante a obra haverá problemas na circulação 
Álvaro Amaro também referiu já várias vezes que a solução passa por uma via externa ao Pinhal Novo, deixando o trânsito de entrar na vila e ter uma subcarga de tráfego rodoviário dentro do centro urbano da vila. 
Lembre-se que esta é uma das obras que o município já reivindica há muitos anos, mas que os sucessivos governos não aprovaram. 
A obra, admitiu o presidente da autarquia, “já era para ter começado no final de Julho”. Porém, o ‘acerto de agulhas’ com a Infraestruturas de Portugal não foi um processo fácil. “Foi difícil aprovar consensualmente com a Infraestruturas de Portugal o plano de sinalização e segurança para a obra”, lembrou o autarca, ao mesmo tempo que admitiu que a intervenção no local “vai provocar um congestionamento do trânsito [automóvel] muito grande”.
Não há informação de quanto tempo irá demorar a obra mas irá ser "um período intenso", lembra a autarquia. Há circuitos já assinalados e desvios de trânsito que podem mitigar as longas filas no centro da localidade.  
O poço (lugar onde os antigos habitantes do Pinhal Novo se abasteciam de água) e os pinheirinhos [imagem de marca da vila] irão manter-se na nova rotunda. 
A Junta de Freguesia de Pinhal Novo e o município de Palmela "agradecem a compreensão dos cidadãos para a realização desta obra". 

Comentários