Projeto de sustentabilidade marinha envolve 120 alunos de quatro escolas do concelho
A Câmara de Setúbal investe pelo quarto ano no projeto nacional “Kids Dive”, de promoção de literacia dos oceanos e de sensibilização para a sustentabilidade marinha, que este ano letivo envolve 120 alunos de quatro escolas do concelho. A edição de 2023/2024, com quatro dias de atividades ao longo do ano letivo, teve início na semana passada, com a apresentação do programa aos pais e alunos na Escola Secundária du Bocage, na Escola Secundária D. João II, na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas e na Escola Básica de Azeitão.Projeto ajuda jovens a perceber a sustentabilidade marinha |
No final desta edição, todos os agrupamentos e escolas secundárias não agrupadas públicas terão recebido o “Kids Dive”, projeto para crianças e jovens dos 8 aos 17 anos promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com entidades como a Câmara de Setúbal, que financia as atividades no concelho.
A primeira edição foi realizada no formato virtual, devido aos constrangimentos impostos pela pandemia, enquanto as duas seguintes decorreram segundo o modelo original, com saídas de campo, visitas de estudo e batismos de mergulho com atividades de sensibilização para a temática da proteção do oceano e workshops.
"Este projeto educativo procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma 'geração azul' mais participativa", diz a autarquia.
Em simultâneo, promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e “conhecer para preservar”.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário