Protocolo reforça compromisso com o turismo no Montijo

Protocolo representa um grande passo na promoção e no fortalecimento do turismo na região e no país

O município do Montijo procedeu à assinatura de um protocolo de colaboração com o Turismo de Portugal, no âmbito do Formação +Contínua no Museu da Atalaia. A assinatura do protocolo contou com a presença do presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, da vogal do conselho de Administração do Turismo de Portugal, Catarina Paiva, e da diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Esta medida visa não só aumentar a qualidade do serviço prestado pelas empresas e agentes do setor turístico, mas também contribuir para a "valorização e capacitação do território do Montijo, colocando-o como um destino turístico de excelência", diz a autarquia do Montijo. 
Montijo entra na rota do Turismo de Portugal 

"O turismo é uma atividade incontornável no nosso tempo", afirmou Nuno Canta, sublinhando a sua transversalidade geográfica, abrangendo todo o território nacional. Uma das questões-chave mencionadas foi a diversificação territorial do turismo. Nuno Canta destacou a posição estratégica da Península de Setúbal e a necessidade de qualificar o turismo no Montijo, ressaltando que uma travessia fluvial eficaz é uma das prioridades para atrair visitantes.
A história rica e o potencial turístico do Montijo também foram realçados. A Atalaia, um local de peregrinação religiosa e fé no século XIX, foi mencionada como um exemplo do património cultural da região, “de grande potencialidade e história turística”.
O autarca reconheceu também que o setor turístico enfrenta desafios para o futuro, com exigências crescentes de qualidade e salientou a necessidade de investir na melhoria contínua do turismo em Portugal, na importância da constante atualização de competências e conhecimentos dos agentes e profissionais do setor turístico, juntamente com a necessidade de agilidade empresarial para fornecer respostas qualificadas às necessidades do mercado.
Deste modo, a assinatura deste protocolo de colaboração entre o município do Montijo e o Turismo de Portugal representa um passo significativo na promoção e no fortalecimento do turismo na região e no país, reforçando o compromisso de ambas as partes com o desenvolvimento sustentável do setor turístico em Portugal.

Projeto ambicioso para revitalizar turismo 
Assinatura de protocolo aconteceu na Atalaia 
A parceria tem como foco primordial a formação e a qualificação de profissionais do setor turístico. O programa visa dotar o tecido económico do setor de uma oferta formativa de alta qualidade e especificamente ajustada às necessidades do território do Montijo. O objetivo é capacitar cerca de 75 mil trabalhadores em todo o território nacional, abrangendo empresários, gestores, quadros intermédios e operacionais do setor.
Desenvolvido pelas Escolas do Turismo de Portugal em estreita colaboração com as autarquias locais, o “Programa Formação +Próxima” almeja uma transformação estrutural na "arte da hospitalidade", através do desenvolvimento de conteúdos formativos focados em "soft" e "hard skills". 
O programa pretende descentralizar a formação em turismo, adaptando-a à diversidade das empresas locais e a toda a cadeia de valor do turismo, num enfoque mais próximo das realidades locais e das necessidades dos territórios.
Nesta parceria, ambas as entidades assumem compromissos específicos: o Turismo de Portugal ficará encarregue de criar e executar um Plano de Formação, enquanto a Câmara Municipal do Montijo providenciará os recursos necessários, como espaços e equipamentos pedagógicos. A execução do plano seguirá todos os procedimentos legais de orçamentação e de competência de aprovação de despesas, conforme regulamentado pelo Turismo de Portugal.
O plano de formação previsto tem a duração de dois anos e a primeira ação de formação, subordinada à temática "Atendimento e Acolhimento de excelência", teve lugar no dia 23 de outubro, no Museu da Atalaia.

Comentários