Duas dezenas de produtores de mel vão estar espalhados pelos mais de 50 stands da feira
A 24ª edição do ZimbraMel – Feira do Mel da Península de Setúbal, um evento que já é um marco no concelho de Sesimbra, decorre de 25 a 27 de Agosto no Parque Augusto Pólvora, na Maçã, que será palco do evento que tem como objetivo a promoção dos produtos resultantes da atividade apícola, bem como a divulgação da cultura das abelhas. Em conjunto com a Câmara de Sesimbra, a Junta de Freguesia do Castelo e a Associação de Apicultores da Península de Setúbal, promovem o certame que trará diversificadas atividades e exposições.Feira do Mel arranca esta sexta-feira na Maçã |
Uma das grandes atracções do evento é a exposição e venda do mel produzidos na Península de Setúbal e em várias outras regiões do país, onde os visitantes terão a oportunidade de degustar e até comprar diferentes variedades de mel, assim como produtos derivados da apicultura. Para além disso, a feira também oferece iguarias locais.
A ZimbraMel nasceu em 1999 para promover a atividade apícola e os produtos derivados do mel. O certame, que é desde o início considerado um dos mais importantes do género em Portugal, decorre anualmente no último fim de semana de agosto, e reúne apicultores do concelho de Sesimbra e de outras regiões do país.
O programa da feira aposta numa variedade de iniciativas ao longo dos dias, que vão desde contos para crianças a concertos musicais, passando por colóquios sobre sanidade apícola e benefícios económicos dos méis monoflorais.
A música é também uma presença constante, com a actuação de bandas como Unión Salsera, Moleques do Samba, Raízes, Eterna Galé e um tributo aos anos 80/90.
O ZimbraMel pretende trazer momentos de aprendizagem e entretenimento em família e da descoberta dos segredos do mel e dos produtos apículas da região.
O evento é uma mais-valia para os apicultores, que conseguem assim escoar o seu produto. Este ano, duas dezenas de produtores de mel vão estar espalhados pelos mais de 50 stands da feira. A ZimbraMel é por isso "uma excelente oportunidade para provar e comprar o mel diretamente ao apicultor", diz a autarquia de Sesimbra em nota enviada à ADN.
Além dos produtos apícolas, há doçaria local, queijo da Azoia, pão, produtos biológicos, artesanato e uma zona de restauração e bebidas. O programa inclui os concursos de melhor mel e de melhor desenho infantil, espetáculos musicais, oficinas e workshops.
Além dos produtos apícolas, há doçaria local, queijo da Azoia, pão, produtos biológicos, artesanato e uma zona de restauração e bebidas. O programa inclui os concursos de melhor mel e de melhor desenho infantil, espetáculos musicais, oficinas e workshops.
Comentários
Enviar um comentário