Praças e ruas do Montijo transforma-se num jardim de flores

Comemorações dividem-se entre a baixa da cidade e o Alegro Montijo 

Maio já é sinónimo de flores no Montijo, a “capital da flor” em Portugal continental. A Festa da Flor está de volta e vai invadir a cidade durante quatro dias. Entre 26 a 28 de Maio, o Montijo cobre-se de cor, alegria e perfume com um programa que inclui várias atividades e onde as flores vão ser as protagonistas principais. Os concertos musicais vão ficar a cargo dos Sangre Ibérico, José Cid, Tiago Correia, Monda e o cantor brasileiro, Chico Moreno. Para os fãs de música alternativa, essa está a cargo do DJ Balakov. "Venha aproveitar estes três dias de muita festa na cidade do Montijo", sublinha a autarquia em nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
Capital da Flor veste-se a rigor de sexta a domingo 

A praça principal da cidade montijense vai receber três dias de grande festa em redor das flores de uma cidade que já é considerada a Capital da Flor. A Praça da República e a Rua Almirante Cândido dos Reis vão receber várias iniciativas, todas elas relacionadas com a temática da Flor, um local onde os visitantes podem desfrutar das mais belas flores da região e até do mundo.
De 26 a 28 de Maio, para além das flores, serem o protagonista, a Câmara Municipal trabalhou e muito num programa cultural de relevo, desde animação de rua a concertos, passando por workshops florais a animação infantil. Tudo irá fazer parte desta edição de 2023. 
O segundo dia da Festa da Flor, 27, inicia-se com animação de rua e, pelas 11 horas, atua a Orquestra de Sopros e Percussão, na Praça da República. O “desfile” de flores insufláveis e a dança, com Mad G Wine, dão continuidade às comemorações a partir das 15 horas. E cerca de duas horas mais tarde realiza-se o desfile de moda promovido pela Comissão da Baixa Montijo ConVida.
Sangre Ibérico, Monda, Chico Moreno, além de José Cid e Tiago Correia, vão actuar na Festa da Flor que vai decorrer, entre 26 e 28 deste mês, na baixa da cidade e no Alegro Montijo. O programa musical engloba ainda a Sociedade 1.º de Dezembro, o Conservatório Regional de Artes do Montijo, a Sinfonia e Eventos, a percussão de Anau a Rufar e Batucando, e a excelência dos “sets” do DJ Balakov.
Além das atuações musicais, o evento destaca-se por uma forte componente de animação de rua – duas flores gigantes e flores insufláveis vão poder ser observadas nas artérias da baixa –, pelo colorido da decoração da Rua Almirante Cândido dos Reis e pelo mercado e tasquinhas na Praça da República. A animação contempla dança, artesanato, iniciativas para os mais novos (com insuflável), workshops florais e um desfile de moda.
As tasquinhas também fazem parte da edição deste ano, onde os visitantes podem saborear certamente as iguarias locais que envolvem um dos mais importantes produtos gastronómicos locais, o porco.

Agência de Notícias 

Comentários