Homens acusados de homicídio de jovem de 20 anos em Setúbal

Mata jovem modelo em Setúbal e rapta amigo por cartão furtado

Marcus Turker, de nacionalidade sueca, está acusado pelo Ministério Público do homicídio de Tiago Danu, o jovem modelo setubalense que o enfrentou quando este, na companhia de Deniel Altinkaya, também sueco, interrogava um amigo da vítima pelo uso de um cartão de crédito que lhes foi furtado. Tiago, então com 17 anos, foi esfaqueado mortalmente no abdómen num parque de estacionamento em Setúbal após desferir um murro em Marcus, que o tentava agarrar. Foi depois abandonado pelos suspeitos que se puseram em fuga com um dos seus amigos numa carrinha. Marcus está acusado de homicídio e sequestro, enquanto Deniel responde por sequestro.
Tribunal vai jugar assassinato ocorrido em Novembro de 2022


O Ministério Público de Setúbal acusou dois homens, de 27 e 39 anos, pelo homicídio do jovem modelo Tiagu Danu, em Novembro, no parque de estacionamento de uma superfície comercial em Setúbal.
Os dois arguidos, Markus Turker, de 27 anos, sueco de origem síria, e Deniel Altynkya, de 39, natural da Turquia, mas também com cartão de cidadão nacional da Suécia, ambos em prisão preventiva desde Dezembro, estão acusados, em coautoria, dos crimes de homicídio, sequestro agravado e detenção de arma proibida.
De acordo com a acusação, a que a Lusa teve acesso, os dois arguidos abordaram e intimidaram Kevin Santos de Sousa quando estava interior da sua viatura com mais dois amigos - Lamarthiny Matos e Tiagu Danu  -, no parque de estacionamento de uma superfície comercial, para que revelasse o nome de uma pessoa que aparecia num vídeo a efetuar um pagamento com um cartão multibanco num posto de abastecimento de combustível.
Os arguidos terão forçado Kevin Sousa, assim como ao amigo Lamarthiny Matos, a sair da viatura, pressionando-o para que revelasse o nome da pessoa que queriam identificar.
Pouco depois, quando o jovem Tiago Tcacendo, de 20 anos, decidiu por iniciativa própria sair da viatura, os arguidos entenderam a atitude como uma ameaça.
No despacho de acusação, o Ministério Público refere que o arguido Deniel Altinkaya, com uma faca de ponta e mola, esfaqueou Tiagu Danu  na zona do abdómen, provocando-lhe a morte.
Depois de consumado o homicídio, os dois arguidos abandonaram o local na viatura em que se faziam transportar, forçando Kevin de Sousa a acompanhá-los.
De acordo com o Ministério Público, os dois arguidos regressaram mais tarde ao parque de estacionamento para deixar o jovem, depois de este lhes ter revelado o nome da pessoa que pretendiam identificar.
O setubalense Tiago Danu estudava atualmente em Lisboa, num curso de energias renováveis e trabalhava na empresa de trabalho temporário da Autoeuropa. Tinha carreira de modelo, com várias aparições em desfiles de moda.
Na origem do crime está o furto do cartão bancário dos dois arguidos, que terá ocorrido um mês antes do crime, quando os dois chegaram a Portugal. No espaço de um mês, e de forma que não é especificada na acusação do Ministério Público, os dois homens conseguiram saber que o cartão clonado tinha sido usado em Setúbal. E tiveram acesso à videovigilância de um posto de combustível que revelava dois jovens na posse do cartão. Com essa informação, os suspeitos localizaram um desses rapazes no Monte Belo Norte, onde viriam a matar Tiago Danu.


Comentários