Festas Populares do Pinhal Novo com apoio de 51,8 mil euros do município

Fernando Daniel, Anjos, Sons do Minho, Miguel Ângelo com ONG, Toy e o DJ Francisco Gil estão confirmados entre 6 e 11 de Junho   

Com 24 anos, as Festas Populares de Pinhal Novo são já uma referência cultural a sul do Tejo e no distrito de Setúbal. São as primeiras grandes festividades da região [sempre no inicio de Junho] e movimentam milhares de pessoas e são um forte estimulo à economia local. "Congeladas" durante três anos [embora com eventos simbólicos em 2021 e 2022], o regresso das festas ao formato normal está marcado de 6 a 11 de Junho.  As Festas que este ano têm como inspiração, o "antigo arco da ponte" já tem o cartaz do palco principal fechado. A câmara de Palmela apoia financeiramente o evento com um valor global de quase 52 mil euros. Fernando Daniel a abrir e os Anjos a fechar são as principais referências da programação musical. Miguel Ângelo com a Orquestra Nova de Guitarras, Sons do Minho, Toy e o dj Francisco Gil fecham o elenco do palco principal. Mas há muito mais música nos restantes três palcos das Festas Populares.  
Festas Populares estão de regresso de 6 a 11 de Junho 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na Reunião Pública de 5 de Abril, a atribuição de um apoio financeiro no valor global de 51 mil 800 euros à Associação das Festas Populares de Pinhal Novo – Desenvolvimento e Cultura Local.
Este apoio, destinado à realização da 24.ª edição das Festas Populares de Pinhal Novo, entre os dias 6 e 11 de Junho, e integra também "a cedência gratuita de domínio municipal de uma área para a promoção de eventos, instalação de pavilhões comerciais e divertimentos, que representam a principal fonte de receita da organização", disse fonte da autarquia à ADN-Agência de Notícias. Estima-se, ainda, "apoio municipal logístico e de transporte, no valor de 10 mil euros", conta a mesma fonte. 
"As Festas Populares de Pinhal Novo são um momento importante de afirmação da identidade e cultura local da freguesia, continuando a refletir a presença do movimento associativo quer no apoio à sua organização, quer na construção da programação", diz a proposta aprovada pelo executivo municipal. 
Os espetáculos [em variedade e qualidade], a gastronomia [onde a sopa caramela continua a rainha das Festas], o artesanato, a animação e o desporto darão corpo aos seis dias de festa que arranca a 6 Junho, uma terça-feira e terminam no domingo, 11 de Junho.
A Associação de Festas Populares de Pinhal Novo pretende "construir um programa diversificado e abrangente de atividades, continuando a refletir fortemente a presença e a dinâmica do movimento associativo, através do trabalho em parceria das coletividades da freguesia com a associação. Um facto que torna mais rico o evento". 

Arco da Ponte inspira Festas 
Imagem marcante das festas maiores da freguesia 
Ao longo destas duas décadas, as Festas Populares de Pinhal Novo cresceram, destacando-se como sendo o evento mais aguardado do ano pela população da freguesia. À imagem dos anos anteriores, as Festas têm uma inspiração. As deste ano recorda, com nostalgia, o "saudoso" arco da ponte.
O cartaz das festas apontam nessa direção. "A harmonia entre o passado e o presente é aqui representada pela mistura de estilos – imagem real e aguarela' com o antigo arco em destaque envolto numa nuvem esfumada como se de uma memória se tratasse", revela a Associação das Festas Populares. 
"Também o harmonioso contraste cromático entre tons quentes e frios enfatiza o paralelismo. Destaque para o ‘U’ invertido, que toma a forma do Arco, em ‘Festas Populares’", conclui o resumo da associação. 
Além dos seis artistas já divulgados para o palco principal - que deve regressar à Praça da Independência - ainda há a programação do Pátio Caramelo, o palco da Gastronomia e do palco do Associativismo. 
A Sopa Caramela terá, como habitualmente, lugar de destaque. Momento privilegiado de promoção do dinamismo e das potencialidades económicas da freguesia, as Festas contam, ainda, com o piquenique no jardim em homenagem a um dos fundadores das Festas [João Henrique], um passeio de pasteleiras, bailaricos, folclore, a atuação diária dos Baila Ca Carroça e de um vasto programa desportivo, cultural e associativo. 

Comentários