Azeitão constrói território mais seguro para os munícipes da freguesia

Escolas dotados de desfibrilhadores e de equipas devidamente formadas para salvar vidas 

Um programa inédito na área da saúde, contribui para a construção de um território mais seguro ao levar desfibrilhadores, com ações formativas, a escolas, associações e espaço público em Azeitão, em caso de paragem cardiorrespiratória. “Como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar”, afirmou a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Sónia Paulo, na apresentação realizada nas instalações da autarquia localizadas em Vendas de Azeitão. “É uma iniciativa determinante para a segurança do território”. 
Salvar Vidas foi apresentado pela autarca em Azeitão 

O “Salvar Vidas – Azeitão”, uma iniciativa da Junta de Freguesia, leva, nesta fase, a todas as escolas do território azeitonense, assim como a um conjunto de associações desportivas e ao espaço público da Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira, um conjunto de desfibrilhadores, equipamentos utilizados em caso de paragem cardiorrespiratória.
A autarca frisou que, com este programa, “todas os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Azeitão ficam dotados de desfibrilhadores e de equipas devidamente formadas e certificadas para operar com este tipo de equipamentos que, efetivamente, podem salvar vidas”.
Além das escolas, os desfibrilhadores chegam a associações, casos do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, Sociedade Musical Perpétua Azeitonense, Grupo Musical e Desportivo União e Progresso, Belcamp Ténis, Juventude Azeitonense, Centro Ciclista Azeitonense e Academia Chushin.
Sónia Paulo apontou que, nesta fase, “não foi possível chegar a todas as 32 entidades que constituem o movimento associativo de Azeitão, pelo que o critério na escolha dos primeiros beneficiados recaiu sobre as associações com o maior número de praticantes e associados”.
Este programa, que instala também um desfibrilhador externo na movimentada Rua José Augusto Coelho, em Vila Nogueira, é acompanhado de ações de formação, a cargo da Senilife, parceira da Junta de Azeitão no projeto, para uso certificado dos equipamentos.
“Esperemos que nunca sejam utilizados, mas, a ser preciso, são meios essenciais para salvar vidas”, vincou a presidente da Junta de Azeitão, para frisar o contributo da iniciativa para “tornar o território mais seguro, consciente e alerta para esta problemática na área da saúde”.
Sónia Paulo destacou ainda que com a implementação do programa Salvar Vidas – Azeitão é assegurado um duplo objetivo. “Garantimos os equipamentos, mas também as pessoas formadas e habilitadas para numa situação de emergência garantir o socorro a quem precisa”. 

Incentivar os alunos a enveredarem por uma carreira na área da saúde
Em caso de necessidade todos podem usar equipamento 
A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, saudou a iniciativa da Junta de Freguesia de Azeitão, a qual, considera, pode ter um alcance maior. “Não fica limitada aos locais onde os equipamentos ficam instalados, podendo ajudar a comunidade envolvente e, inclusive, no caso das escolas, incentivar os alunos a enveredarem por uma carreira na área da saúde”. 
O médico Luís Negrão, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, apontou a mais-valia desta ação no território azeitonense ao “permitir que mais pessoas fiquem capacidades e formadas em suporte básico de vida e saibam o que fazer, em caso de necessidade, com o equipamento”.
A mesma ideia foi partilhada pelo médico Gonçalo Mendes, com atuação, sobretudo, na vertente de emergência hospitalar. O clínico elogiou a instalação deste tipo de equipamentos, mas frisou que a existência dos mesmos “só faz sentido com pessoas formadas em suporte básico de básico de vida”.
A sessão de apresentação do projeto, que contou com uma demonstração de procedimentos no domínio do suporte básico de vida, contou ainda com as participações de Cristina Santos, da Senilife, entidade que vai formar as equipas.

Comentários