Plano Operacional Municipal de Montijo já foi aprovado

Documento essencial para dar resposta coordenada a qualquer tipo de incêndios florestais 

Realizou-se, na semana passada a reunião da Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Montijo, no salão nobre dos Paços do Concelho. Na reunião foi aprovado, pela Comissão, o Plano Operacional Municipal de Montijo para 2023. O Plano Operacional de Montijo define todas as zonas críticas, estabelece prioridades de defesa, estabelece mecanismos e procedimentos de coordenação entre vários intervenientes na Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Concelho já prepara plano para os incêndios florestais 


No documento aprovado pretende-se, assim, "reunir informação de apoio ao planeamento das ações de vigilância e deteção, primeira intervenção e combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Assim como procura otimizar a utilização dos recursos disponíveis, através do compromisso conjunto dos parceiros envolvidos", explica a autarquia do Montijo numa nota enviada à ADN-Agência de Notícias. 
O Plano Operacional Municipal de Montijo é "um documento essencial para dar uma resposta eficaz de uma forma coordenada, a qualquer tipo de incêndios florestais". 
A Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais do Montijo é constituída pelo presidente da Câmara do Montijo, pelos presidentes de Junta de Canha e da União de Freguesias de Pegões (eleitos pela Assembleia Municipal do Montijo), pelo coordenador municipal de Proteção Civil, e pelos representantes das seguintes entidades: Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, GNR de Montijo, GNR de Palmela, PSP do Montijo, Bombeiros Voluntários de Canha, Bombeiros Voluntários do Montijo, E-Redes e da REN - Redes Energéticas Nacionais e SGPS. 

Comentários