Mercado da Conceição abre novas valências em Setúbal

Vendedores de pão, frutas, legumes e queijos que fazem a história do mercado juntam-se um conjunto de novos parceiros

O Mercado da Conceição, em Setúbal,  abriu no final da semana passada com novas valências, num projeto que, sublinha o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, mantém a identidade do espaço aliada a uma nova oferta de gastronomia e atividades culturais. “Inicia-se agora uma nova vida para o tradicional Mercado da Conceição, com novas ideias e novos protagonistas, mas também com aqueles que desde há muito, alguns há mais de 40 anos, fazem diariamente este espaço e vão continuar a enriquecê-lo com a sua experiência e sabedoria”, destacou André Martins no evento que marcou a inauguração do projeto de revitalização do espaço comercial localizado no Bairro da Conceição.
Há uma nova vida em mercado histórico da cidade   

O novo conceito, implementado numa parceria entre a Câmara de Setúbal e a Associação Bairro Cool, alia os produtos mais frescos nas bancas dos antigos vendedores, à gastronomia local e a uma agenda cultural e musical mensal, que apela ao convívio.
“Estamos perante algo inovador uma vez que não existe no nosso país um projeto de revitalização de espaços desta natureza, que mantenha a identidade de mercado com a venda dos produtos regionais combinando-a com a inovação”. 
Um conjunto de pequenas obras, limpeza e ações de manutenção, realizadas com meios próprios da autarquia, e a decoração de vários recantos do mercado dão uma nova imagem e tornam o equipamento municipal mais acolhedor.
Aos vendedores de pão, frutas, legumes e queijos que há décadas fazem a história do mercado juntam-se um conjunto de novos parceiros, o que permite criar “um novo polo de dinamização que vai atrair novas atividades e novas formas de comercializar produtos”, contribuindo para a “valorização e dinamização da vida social, cultural e económica deste território”.
A nova oferta inclui venda de ostras e vinhos regionais, queijos e conservas, além de uma programação cultural com concertos, eventos temáticos, workshops e atividades para crianças.
O pátio interior do equipamento deu lugar uma zona de lazer, com um street food market ao ar livre com carrinhas de venda de comida, como hambúrgueres, cachorros quentes, choco frito e gelados artesanais feitos com produtos biológicos de Setúbal.

Centro de promoção da economia circular
Há novas parcerias no Mercado da Conceição 
É também neste espaço que figura o mural “O Pomar”, pintado ao longo do mês de Fevereiro pela artista setubalense Ângela Miranda Penedo.
“Queremos unir a tradição à inovação, mantendo a essência do que é um mercado, integrando as pessoas que estão no mercado há mais de 40 anos com novos comerciantes”, sublinhou a presidente da Associação Bairro Cool, Vanessa Lima.
No renovado Mercado da Conceição, a funcionar de terça-feira a domingo, das sete às 15 horas e das 17 às 22h30, faz-se um apelo ao convívio e à partilha, sob o lema “brindar aos seus sentidos” e “integrando as iguarias da região com novos momentos de consumo”, referiu Vanessa Lima.
Outra grande aposta da parceria com a Associação Bairro Cool consiste, segundo o presidente André Martins, em “alavancar a atividade económica” do equipamento comercial, “assente na sustentabilidade e na promoção da economia circular”.
Este objetivo é alcançado com a introdução de circuitos curtos nos negócios, com compras dos novos parceiros aos antigos vendedores do mercado e vice-versa e com a diminuição da utilização de plásticos e de outros produtos nocivos para o ambiente.
“Esta parceria vai permitir dinamizar esta praça e aumentar a sua atratividade. Isso vai acontecer porque acreditamos que este novo conceito assenta na criação de uma nova imagem e na introdução de atividades económicas que valorizam os produtos locais, incluindo as componentes de confiança, de personalização, tradição, familiar, proximidade, inovação, segurança e sustentabilidade económica”, concluiu André Martins.

Comentários