Montijo avança com contratos-programa com entidades locais

Projetos incluem ações de criação de emprego local, dinamização cultural e artística

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a assinatura dos contratos programa, entre a Câmara do Montijo e diversas entidades locais, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência na componente de respostas sociais no investimento das Operações Integradas em Comunidades Desfavorecidas na Área Metropolitana de Lisboa. Na assinatura dos contratos o presidente da câmara referiu que “O plano estabelece como meta principal promover a regeneração e a inclusão social das comunidades desfavorecidas da nossa terra que aqui vivem normalmente em situação de pobreza e exclusão social”, sublinhou Nuno Canta. 
Autarquia celebrou protocolos com movimento associativo

“O que se procura com este plano e com esta parceria são mecanismos de resposta que possam aumentar o conhecimento das próprias comunidades e ultrapassar constrangimentos no combate à pobreza e à exclusão social, enquadrados por contratos programa” garantiu Nuno Canta.
Os contratos programa incluem a requalificação de equipamentos desportivos e sociais, a execução de projetos como Chance4All, Capacitar e Inovar, Mov'Art, Rede Intercultural, Conhecer e Empreender e Trilhos Criativos.
Estes projetos incluem ações de capacitação e criação de emprego local, apoio à criação de redes de acesso ao mercado de trabalho, adaptação à transição digital, dinamização cultural e artística, programas de literacia de adultos e aprendizagem da língua portuguesa, entre outros.
Recorde-se que, na reunião de câmara de 25 de Janeiro, foram aprovados diversos contratos-programa com diversas instituições e juntas de freguesias do concelho, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - projeto "Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas”, que envolve, uma verba no valor de cerca de 6 milhões de euros de fundos comunitários, para desenvolver ações nas freguesias de Montijo/Afonsoeiro e Pegões/Canha.
Neste Plano, a Câmara Municipal do Montijo será a entidade descritora líder e as entidades executoras dos Planos de Ação das Operações Integradas Locais serão a União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição, o Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, a CERCIMA, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação para a Formação e Profissional e Desenvolvimento do Montijo, a União de Freguesias de Pegões, a Santa Casa da Misericórdia de Canha e a Sociedade Recreativa Cruzamento de Pegões.

Comentários