Sociedade Imparcial comemorou 125 anos em Alcochete

Autarquia e Sociedade Imparcial festejaram 125 anos de história em comum

Alcochete e a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 festejaram 125 anos de história em comum. A data de 15 de Janeiro marca a restauração da autonomia administrativa do concelho de Alcochete, mas também a fundação da associação. Mais uma vez, o aniversário da restauração e o aniversário da Imparcial andaram de mãos dadas, numa comemoração que teve lugar a 15 de janeiro, no Salão Nobre da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. A Sessão Solene da Restauração do Concelho de Alcochete terá lugar no dia 20 de Janeiro, pelas 21 horas, no Fórum Cultural de Alcochete.
Município e associação comemoram 125 anos juntos 

O evento reuniu associados e dirigentes da coletividade, aos quais se juntaram os autarcas da câmara municipal e da junta de freguesia de Alcochete. Um dia marcado pelos discursos oficiais, mas sobretudo pelas memórias sobre a história da sociedade, pela evocação daqueles que têm contribuído para o desenvolvimento da coletividade e pela projeção do futuro de uma das mais antigas instituições do concelho de Alcochete.
O presidente da direção da Imparcial, Diogo Colaço, falou de uma casa que tem como segredo “as pessoas. Muitos foram aqueles que deram do seu tempo em prol desta casa. Somos uma coletividade com um forte pendor formativo, contribuímos para o desenvolvimento cultural e social de Alcochete. Formamos músicos, mas sobretudo ajudamos a formar cidadãos”, disse.
Diogo Colaço salientou que o movimento associativo precisa de se adaptar aos tempos modernos: “as associações, o seu modelo de gestão e funcionamento, precisam de ser repensadas. Precisamos de mais envolvimento dos mecenas, das entidades oficiais e de mais ligação entre as várias associações que constituem o tecido associativo local”, afirmou, não deixando de referir o apoio imprescindível da câmara e da junta, assim como de alguns privados como o grupo Libertas.
Os discursos oficiais encerraram com a intervenção do presidente da câmara, Fernando Pinto, que se referiu à Imparcial como “uma das mais emblemáticas e antigas instituições do concelho. Reconhecemos e agradecemos o trabalho extraordinário que as sucessivas gerações de elementos da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 realizaram ao longo destes 125 anos de existência”.
“Aqui recuamos no tempo, lembramos o passado, vivemos o presente e sentimos uma renovada esperança no futuro da nossa comunidade. Aqui valorizamos a música, criamos notas musicais, lemos pautas e dispomos das condições necessárias e ideais para o ensino da música”, disse o autarca, revelando que a câmara ofereceu um conjunto de instrumentos musicais no valor de três mil euros, como prenda de aniversário à instituição.
O aniversário da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 terminou já noite dentro, com a tradicional saudação da banda às várias associações da vila de Alcochete, num percurso que iniciou no Vulcanense F.C. e terminou com o bolo de aniversário na sede da Imparcial.

Sessão Solene da Restauração do Concelho na sexta-feira 
Sessão solene acontece na próxima sexta-feira 
Anualmente, a Câmara de Alcochete promove as comemorações da Restauração do Concelho e distingue pessoas a título individual e coletivo, que se evidenciaram por serviços e atividades desenvolvidas em prol do município e da sua população, em diferentes áreas de atuação, assim como os trabalhadores do município, das juntas de freguesia e dos serviços públicos do concelho, que se distinguem no cumprimento das suas funções e as desempenham com dedicação e competência, através da atribuição das Medalhas Municipais.
A Restauração do Concelho de Alcochete, celebrada a 15 de Janeiro de cada ano, "assume para as gentes locais uma importância vital em termos de manutenção da identidade local", sublinha a autarquia em comunicado. 
Recordar e celebrar o 15 de Janeiro de 1898 é "manter viva a identidade e história recente de Alcochete, é invocar e transmitir às gerações mais novas a perseverança e não conformismo de homens alcochetanos que lutaram pela autonomia do nosso município", conclui a autarquia ribeirinha. 


Comentários