PRR permite investimento de seis milhões de euros no Montijo

Projetos irão desenvolver ações nas freguesias de Montijo/Afonsoeiro e Pegões/Canha

Na reunião de câmara de 25 de Janeiro foram aprovados 22 contratos-programa com diversas instituições e juntas de freguesias do concelho, no âmbito Plano de Recuperação e Resiliência projeto que envolve, uma verba no valor de cerca de seis milhões de euros de fundos comunitários, para desenvolver ações nas freguesias de Montijo/Afonsoeiro e Pegões/Canha. O projeto "Comunidades em Ação - Operações integradas metropolitanas", dispõe de um investimento de 121,5 milhões de euros, a aplicar até 31 de Dezembro 2025, em 31 operações integradas locais, cada uma com um investimento mínimo de 2,75 milhões de euros. As propostas foram aprovadas por unanimidade.
Autarquia anunciou obras de seis milhões no concelho 

Na reunião de câmara, a vice-presidente Maria Clara Silva informou que a verba atribuída ao município será executada “69 por cento em obra física e 31 por cento de ações imateriais que serão realizadas por diferentes associações concelhias”.
Maria Clara Siva esclareceu que “a Câmara do Montijo ficará com as obras físicas: o Centro Multicultural e a Incubadora de Empresas. A União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro assume a requalificação dos polidesportivos, dos bairros da Caneira e do Esteval e a União de Freguesias de Pegões, com obras em espaços desportivos”. Em relação às ações imateriais, a autarca afirmou que “as verbas serão transferidas através de contratos-programa”.
No que diz respeito às obras físicas, foi aprovado o valor de 734 mil euros, para a realização das obras de requalificação do Polidesportivo de Pegões, no contrato-programa aprovado com a União de Freguesias de Pegões.
Ainda com a União de Freguesias de Pegões foi aprovado o contrato-programa para o Projeto de Requalificação da sede da Sociedade Recreativa do Cruzamento de Pegões, no montante de 60 mil euros. 
Com a União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro foi aprovado um contrato-programa, referente ao Projeto de Requalificação dos Polidesportivos dos Bairros da Caneira e do Esteval, no valor de 425 mil euros. 
Quanto aos projetos imateriais, no valor global de um milhão 249 mil euros vão desenvolver-se em vários eixos de intervenção onde se concentram diversas vulnerabilidades sociais e económicas: ambiente e valorização do espaço público; cultura e criatividade; educação; cidadania e empoderamento das comunidades; emprego e economia local; saúde e dinamização social.
No âmbito dessas ações, a Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo irá desenvolver sete projetos, nomeadamente: “Capacitar e Inovar” (7.913), “Chance 4ALL” (275.214), “Projeto Conhecer e Empreender” (5.644), “Projeto Arte e Desporto_MOV’ARTE” (64.337), “Rede Intercultural” (72.902), “Saúde Global Saúde Mental” (9.643,20) e “Arte e Desporto na Comunidade – Trilhos Criativos” (84.525).
Foi aprovado, também, um contrato-programa com o Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro, referente ao projeto Arte e Desporto MOV’ARTE, a que foi atribuído a verba de 63 mil 439 euros. 
A Cercima vai desenvolver o projeto Arte e Desporto MOV’ARTE, dirigido a crianças, jovens e adultos com necessidades especiais, a que foi concedida a verba de 90 mil euros. A mesma instituição irá desenvolver outros projetos financiados, tais como: “Saúde Loucamente” (117 mil euros ) e “Arte e Desporto na Comunidade_Trilhos Criativos” (139 mil 733 euros).
Com Instituto Politécnico de Setúbal foram aprovados três contratos-programa, nomeadamente, “Capacitar e Inovar” (24 mil e 500 euros), “Conhecer e Empreender” (24 mil 500 euros) e “Projeto Rede Intercultural” (19 mil 600 euros) e com a União Mutualista Nossa Senhora da Conceição foi deliberado o contrato-programa relativo ao projeto “Mediadores Comunitários IN’ BAIRRO” com uma verba atribuída no valor de 250 mil euros. 
Por último, com a Santa Casa da Misericórdia de Canha, o executivo municipal aceitou a assinatura do contrato-programa, referente ao projeto “Mediação na Comunidade”, no montante de 293 mil 440 euros. 

Comentários