Politécnico de Setúbal mostra biodiversidade em exposição pelo distrito

Moita, Azeitão e Setúbal são as primeiras paragens da exposição itinerante

Uma parte das mais de 850 espécies de fauna e flora identificadas no campus do Instituto Politécnico de Setúbal, em Setúbal e no Barreiro, pode agora ser observada através da exposição de fotografia “Biodiversidade no Instituto Politécnico”, que está a percorrer vários locais do distrito. Com um total de 32 imagens, captadas pelos docentes José Sousa e Diogo Oliveira, a mostra itinerante apresenta-se, ao longo do mês de Janeiro, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, Moita (até dia 23), e no Agrupamento de Escolas de Azeitão (até dia 27), estando prevista uma passagem pela cidade de Setúbal em fevereiro, em local ainda definir. A iniciativa contempla também várias palestras temáticas em cada um dos locais.
Biodiversidade do distrito em exposição 

Para os autores, apaixonados pela fotografia de natureza e empenhados na sua conservação, trata-se de uma iniciativa que “visa levar ao conhecimento público uma pequena parte daquilo que é a biodiversidade do Instituto Politécnico de Setúbal. De fato, são mais de 850 as espécies já identificadas e nesta exposição apenas se mostra a ´ponta do topo do iceberg’”.
Nesta seleção de imagens, é possível ficar a conhecer espécies tão emblemáticas como o sobreiro, que marca a paisagem do campus de Setúbal, ou o chapim-azul, um dos principais inquilinos das caixas-ninho aí instaladas, além de outras mais difíceis de observar, como a borboleta-cauda-de-andorinha, que usa dois olhos vermelhos desenhados nas asas para confundir os predadores, ou a erva-abelha, pequena orquídea que se faz passar por abelha como estratagema para garantir a polinização.
A exposição é fruto de uma forte aposta da instituição na valorização da biodiversidade, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 15 – Proteger a Vida Terrestre), que se vem traduzindo num conjunto de projetos e ações, entre eles o levantamento das espécies de fauna e flora que aí ocorrem, através da realização sistemática de saídas de campo para registo fotográfico, observações que podem ser conhecidas em detalhe na plataforma Biodiversity4All.
A instituição inaugurou também, em março último, uma Estação da Biodiversidade (Setúbal) e dois Biospots (Barreiro), estruturas que funcionam como guias de campo da comunidade Instituto Politécnico de Setúbal e visitantes através de painéis de imagens e informação científica sobre a diversidade biológica destes territórios e os serviços desempenhados pelas diferentes espécies nos ecossistemas.
“Um campus que valoriza o seu património natural, que o explora como fonte de experiências para e com a comunidade, reconhece que a importância da biodiversidade deve ser vivida”, referem os autores, considerando que “as vivências e aprendizagens efetuadas têm um potencial efeito multiplicador no futuro, nos diversos contextos profissionais onde os estudantes irão trabalhar e numa perspetiva de promoção da cidadania ativa”.

Comentários