Palmela volta a celebrar Dia de Reis no Centro Histórico da vila

“Vamos cantar as Janeiras, por esses quintais adentro” para as boas novas a 2023

Palmela sai esta noite [6 de Janeiro] à rua para cantar as Janeiras. Numa noite de cor e alegria, a mensagem vai ser clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição que já vem desde os anos 90 do século passado. Este ano visitantes e visitados celebram o fim da época natalícia em Palmela e dão boas novas a 2023. Oito associações mantêm viva a chama da tradição que decorre pelas ruas antigas da vila a partir das nove da noite. As “Janeiras” fecham o programa de animação desta época festiva “Viva o Natal no município de Palmela”, dinamizado pela Câmara Municipal, em parceria com a comunidade e agentes locais.
Ritual de cantar as Janeiras está de volta à vila de Palmela

As “Janeiras” - iniciativa do Município de Palmela com o Movimento Associativo, que recria a Noite de Reis (6 de janeiro) – regressa, este ano, após a pandemia, ao formato habitual, no Centro Histórico da vila de Palmela.
O dia remete-nos, como noutras celebrações, para tempos remotos, em que se celebravam deuses e divindades pagãs ou eram pedidas ou oferecidas dádivas no início do ano comum, símbolo de bom augúrio, quer para quem as pedia, quer para quem as doava. Hoje a mensagem é clara: saudar os Reis Magos, lembrar o Natal e dar as boas vindas ao novo ano é a missão do movimento associativo que continua a manter viva a tradição de séculos.
O desfile dos grupos que participam na iniciativa tem início às 21 horas, nos Paços do Concelho, e percorre o Centro Histórico da vila, com passagem pela Praça Duque de Palmela, Rua Hermenegildo Capelo, Largo do Mercado, Junta de Freguesia e sede do Grupo dos Amigos do Concelho de Palmela.
O percurso termina no Largo de São João, com a atuação final e um momento de convívio, com partilha do bolo rei e moscatel. Este ano participam oito associações do concelho:  Sociedade Filarmónica Humanitária, Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Grupo Coral Modalentejo, Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”, Centro Social de Palmela, Associação de Escoteiros de Portugal (Grupo 40 – Palmela), Associação dos Idosos de Palmela e Passos e Compassos (Férias Culturais).
"Este ritual popular, tão característico do Centro Histórico e motivo de atração turística, foi retomado pela Câmara de Palmela em 1995, numa organização conjunta com o Movimento Associativo local, e conquistou o seu lugar no calendário cultural da região", diz a autarquia.
As “Janeiras” fecham o programa de animação desta época festiva “Viva o Natal no município de Palmela”, dinamizado pela Câmara Municipal, em parceria com a comunidade e agentes locais.

Comentários