270 novos lugares públicos de estacionamento em Sesimbra

Segundo a autarquia será “ótimo para o comércio local e para a economia” local 

A vila de Sesimbra tem agora mais 350 lugares cobertos, em frente à Praia do Ouro. Destes lugares, situados no edifício Sesimbra Golden Beach, 270 são públicos e 150 para residentes do edifício de apartamentos turístcos. A inauguração dos mesmos contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Jesus, de Paulo Nabais, diretor-geral da Telpark, e do vereador da Proteção Civil, Márcio Souza. Francisco Jesus, presidente da Câmara, reforçou que este espaço é “ótimo para o comércio local e para a economia”. Aliás, são conhecidas as dificuldades de criar estacionamento numa vila pequena, constituída, na sua zona central por um núcleo urbano antigo com vias sinuosas e estreitas, uma geografia muito particular e imensa procura durante todo o ano devido à sua atratividade.
Zona central da vila tem novo parque de estacionamento 

O presidente da autarquia, Francisco Jesus, deu ênfase ao efeito positivo que esta inauguração trouxe à vila sesimbrense. “É um dia muito especial. Sabemos que existe esta dificuldade em Sesimbra, sobretudo na época balnear e em épocas festivas. Esta operação foi idealizada há muitos anos, quando se pensou em ter em cada lado da marginal um estacionamento de larga escala. Demorou, mas chegou o dia de hoje. É ótimo para o comércio local e para a economia”, realçou o autarca. 
Paulo Nabais mostrou-se satisfeito com a inauguração do parque, enaltecendo o trabalho em parceria com o município. “Temos sido um parceiro privilegiado em termos de soluções de mobilidade e isso orgulha-nos. A organização de via pública na vila que é, muitas vezes, dada como exemplo noutros municípios por ter um conjunto de tarifários de estacionamento que é, depois, conjugada com parques subterrâneos como o que hoje foi inaugurado, o que é um valor acrescentado”, afirmou.
Este estacionamento tem seis andares, sendo que cinco estão abertos ao público (pisos 1, 2, 3, -1 e -2), estando os restantes quatro reservados para residentes (pisos 0, 4, 5 e 6).
Em comunicado, a autarquia garantiu que este novo estacionamento “reforça significativamente a oferta existente na vila de Sesimbra”, uma vez que até agora existiam “cerca de mil lugares em parques cobertos ou à superfície”.
Aliás, são conhecidas as dificuldades de criar estacionamento numa vila pequena, constituída, na sua zona central por um núcleo urbano antigo com vias sinuosas e estreitas, uma geografia muito particular e imensa procura durante todo o ano devido à sua atratividade. No entanto, a Câmara Municipal tem aproveitado todos os espaços disponíveis para criar parques organizados e tem garantido que os grandes investimentos privados tenham também a obrigatoriedade e responsabilidade de criar estacionamento, não apenas para os seus moradores ou utilizadores, mas também para usufruto público.
Neste momento existem em Sesimbra o parque junto ao estádio, com cerca de 210 lugares, o parque do Terminal, com 87 lugares, o Parque da Praia da Califórnia, coberto, com 500 lugares, o parque do Bairro Infante D. Henrique, com 85 lugares, e o Parque de Palames, com 42 lugares, aos quais se somam, a partir de hoje, 270 lugares do Parque da Praia do Ouro, o que totaliza cerca de 1200 lugares em parques de estacionamento. Com a abertura do novo Centro de Saúde, vão surgir mais 78 lugares.
Em épocas altas, tem estado em funcionamento o Parque do Porto de Abrigo, com mais 122 lugares geridos pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra. Para além dos parques, as ruas da vila contam com mais de 800 lugares de longa e curta duração, para moradores, mistos e para atividade profissional.
Para divulgar este equipamento junto do tecido económico local, a Telpark criou uma caixa com cinco vales de utilização diária e 50 vales de uma hora que serão distribuídas por comerciantes e empresários, que podem gerir estes vales em função do seu negócio, oferecendo-os a clientes, por exemplo. O objetivo é dar a conhecer o parque e as potencialidades que representa para a economia local.

Comentários