Distrito de Setúbal em festa(s) na passagem de ano

Montijo, Sesimbra, Seixal, Almada, Sines e Setúbal vão das as boas vindas a 2023 com fogo de artifício e música 

Ainda não tem planos para esta passagem de ano? Há várias sugestão. O país já está em contagem decrescente para o último dia do ano. Pelo distrito de Setúbal há muitas - e inovadoras - sugestões para sair de casa para poder celebrar a entrada em 2023 em grande, na companhia dos seus amigos e família. O Réveillon de Sesimbra é um dos mais procurados e, neste ano. Há meia noite dezenas de mergulhadores irão ver os fogos-de-artificio no fundo do mar. O ano de 2023 celebra-se em Setúbal sob o mote de um “Fim de Ano Azul”. A programação estende-se por toda a frente ribeirinha e começa na Doca dos Pescadores e desloca-se até à Praia da Saúde onde também há animação madrugada dentro.  Em Almada, o novo ano vai ser recebido com dois concertos e um espetáculo de fogo-de-artifício. Tudo acontece junto à Fragata D. Fernando II e Glória, em Cacilhas, com Calema. No Montijo, 2023 vai ser recebido como sempre na Praça da República com Persona 77 e do duo Double Shot Blues.  Seguindo o rio, Linda Martini e Lefty dão as "boas novas" a 2023 na Amora. A sul, a cidade de Sines irá entrar em 2023 com um espetáculo de fogo de artifício na baía do concelho a partir da meia-noite anunciou a câmara. E é tudo gratuito. Bom 2023!
Em Sesimbra é tradição o ano começar no fundo do mar

O réveillon de Sesimbra regressa em pleno, depois de dois anos de interregno, e com a mesma originalidade de há uma década. No fundo do mar com as luzes, cerca de 50 mergulhadores vão entrar na água para dar forma ao Réveillon Subaquático de Sesimbra, uma das mais originais passagens de ano do país, que é uma forma de afirmar Sesimbra como o grande centro da prática de mergulho a nível nacional. Este réveillon tornou-se num dos grandes eventos de Sesimbra, atraindo milhares de visitantes de vários pontos da Europa, que começaram a chegar logo após o Natal.
A festa inicia-se às 22 horas, com a música do DJ setubalense, Pedro Monchique, a espalhar-se por toda a marginal, acompanhada por apontamentos de animação de rua.
À meia-noite surge, sobre a Baía de Sesimbra, o fogo-de-artifício, música e laser, que marca a entrada no novo ano. “Regresso à Música” é o título deste espetáculo pirotécnico, que procura representar o período em que vivemos afastados, em confinamento, e o retomar da normalidade e a alegria do reencontro presencial.
Primeiro, excertos do Requiem de Mozart e de Verdi, com sonoridades que nos remetem para o tempo em que estivemos afastados e, gradualmente, as valsas e marchas de Tchaikovsky e Strauss, que nos devolvem a esperança e alegria que desejamos para 2023.
O sucesso da passagem de ano completa-se com a oferta de bares e restaurantes, que nessa noite ficam abertos até de madrugada.

Fim do ano azul regressa a Setúbal 
Cidade enche-se de pessoas e animação na passagem de ano
Já em Setúbal, o tradicional fogo de artifício, acompanhado de muita música, volta a iluminar a passagem de ano na zona ribeirinha. A meia-noite de 31 de Dezembro de 2022 para 1 de Janeiro de 2023 volta a ter o rio Sado com as cores, as formas e os sons próprios de um afamado fogo de artifício, que atrai sempre milhares de pessoas à zona ribeirinha da cidade.
Além do espetáculo de fogo de artifício, o programa Fim de Ano Azul, de participação gratuita, organizado pela Câmara de Setúbal com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Associação Baía de Setúbal e da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, conta com dois palcos destinados à animação musical.
Entre as 23 e as duas da madrugada a música mexicana dos Los Cavakitos e os ritmos dos Two 4 Party, formados pelo DJ Vitinha e pelo DJ Tó Patronilho, ambos de Setúbal, são a proposta no palco Doca dos Pescadores, enquanto entre as 22 horas e as primeiras horas de 2023 Jorge Nice toca no palco Rockalot, na praia da Saúde
Toda a informação sobre a noite de passagem de ano na zona ribeirinha estará disponível num site próprio, fimdeanoazul.pt, que apresenta ainda as propostas de restaurantes e hotéis do concelho de Setúbal.

Música no Montijo e fogo de artificio em todas as freguesias do Seixal 
Fogo de Artificio anima a última noite do ano no Montijo

No Montijo, dois grupos em palco e o habitual espetáculo piromusical, seguido da atuação de DJoana, compõem o programa elaborado pela Câmara do Montijo para celebrar a despedida de 2022 e a entrada no novo ano. “Persona 77” e duo “Double Shot Blues” abrem a festa de passagem de ano na praça da República. A atuação está prevista para as 21h45. Logo depois, pelas 22h45, também na praça da República, o duo “Double Shot Blues” anima o público com temas clássicos que vão desde os blues ao rockabilly e ao rock and roll.
À meia-noite a festa de celebração da passagem de ano prossegue na frente ribeirinha da cidade, com um espetáculo de fogo-de-artifício sincronizado com música. As comemorações encerram com a atuação da montijense DJ Joana.
Para José Manuel Santos, vereador responsável pelo pelouro da Cultura na Câmara do Montijo, o programa pode considerar-se “variado e para todas as faixas etárias”. E o espetáculo piromusical volta a ser um dos principais atrativos.
Já no Seixal, Linda Martini e Lefty vão atuar na noite de passagem de ano, na zona ribeirinha de Amora. Na noite de 31 de Dezembro, o concerto, com entrada livre, tem início às 22h30 horas com os Linda Martini. Já em 2023, após o fogo de artificio que vai ser lançado sobre a Baía do Seixal e em todas as freguesias do concelho, sobem ao palco os Lefty.

Calema fecha 2022 em Almada e 12 minutos de fogos em Sines 
Música e muita cor no céu dão boas vindas a 2023 em Almada 
O 2023 entra em Almada com uma festa que está de regresso a Cacilhas, com muita música, animação e o tradicional fogo de artifício que à meia noite do dia 31 de dezembro dá as boas vindas ao ano novo. Calema e Julinho KSD são os músicos convidados para animar o final de ano e a entrada em 2023 na renovada zona de Cacilhas, junto à Fragata D. Fernando II e Glória e ao rio Tejo. A partir das 22h30 a dupla de São Tomé e Príncipe – Calema – vai aquecer a noite com os ritmos da Kizomba e êxitos como “A Nossa Vez”, “Onde Anda” ou “Te Amo”. 
À meia-noite o céu ilumina-se com o tradicional fogo de artifício e dá as boas-vindas a 2023. Nos primeiros minutos do ano novo sobe a palco o rapper Julinho KSD e com ele a mestria da batida e das palavras entoadas em crioulo, português e inglês.
Em Sines, a cidade recebe 2023 com um espetáculo de fogo de artifício na baía, no dia 31 de Dezembro de 2022, às 24 horas. 
O espetáculo terá a duração de 12 minutos e marca o regresso das celebrações da passagem de ano com promoção municipal.
A retoma da tradição do fogo de artifício "pretende constituir mais um motivo de animação da cidade neste período e acompanha das festas de passagem de ano promovidas por unidades hoteleiras, restaurantes e coletividades", diz a autarquia. O fogo será lançado do molhe do porto de recreio.

Comentários