Loja Social abre no edifício Pluricoop no Pinhal Novo

Importante resposta à comunidade, facilitando o acesso a vestuário, calçado, brinquedos, entre muitos outros bens

A Câmara de Palmela vai ceder ao Centro Social e Paroquial de Pinhal Novo um espaço no antigo edifício Pluricoop para o funcionamento da Loja Social “Boutique Amiga”. O Contrato de Comodato a estabelecer entre o Município e o Centro foi aprovado, por unanimidade, na reunião pública do executivo municipal.  O espaço a ceder, pelo período de nove meses, tem um valor patrimonial de 784 mil 465 euros cerca de 90 m2 e é constituído por uma sala, um gabinete e duas casas de banho, com acesso pela Rua Infante D. Henrique.
Loja Social muda-se para a antiga Pluricoop 

A Loja Social “Boutique Amiga” funcionou, até 10 de Outubro, em instalações cedidas pela Caixa de Crédito Agrícola, entretanto vendidas pelo proprietário, surgindo a necessidade de um novo espaço, central e acessível à comunidade.
Esta Instituição Particular de Solidariedade Social não tem outras instalações que permitam o funcionamento da Loja Social. 
"Esta é uma importante resposta à comunidade, facilitando o acesso a vestuário, calçado, brinquedos, entre muitos outros bens, e abrangendo cerca de 300 pessoas, de agregados familiares socialmente vulneráveis", conta a autarquia de Palmela.
Um milhão de euros foi o valor do empréstimo a médio e longo prazo que a Câmara de Palmela contratou à banca para adquirir o edifício da Pluricoop sul e a antiga sede do Clube Desportivo Pinhalnovense, em Pinhal Novo em 2021. 
A aquisição dos imóveis assenta num objetivo comum de "dar sequência à reabilitação urbana dos principais núcleos do concelho, salvaguardando edifícios de interesse patrimonial e contribuindo para a melhoria da imagem urbana", explica a autarquia.
De acordo com o município, "o edifício da antiga Pluricoop sul, em Pinhal Novo, será adaptado para acolher serviços municipais, bem como associações culturais e desportivas", no sentido de se assumir "como espaço multifuncional".
Apesar da compra ter acontecido no verão do ano passado, pouco mudou. O edifício aloja a sede do Pinhalnovense e agora da loja social. 
Quanto ao edifício-sede do Pinhalnovense, "será reabilitado para ceder ao clube, como parte do seu património histórico, através de contrato-programa", conta a autarquia. 
Recorde-se que ambos os edifícios - situados no lado sul da vila - estão devolutos há largos anos sem qualquer tipo de manutenção ou arranjos. O edifício da antiga sede do Pinhalnovense [o que sobra do antigo edifício da Mitra] já esteve à beira da ruina e deverá ser demolido para ali se fazer um réplica.
Ano e meio depois destas intenções ainda pouco foi feito no edifício histórico da vila que continua em ruinas. 

Comentários