Distrito de Setúbal com 100 ocorrências e 16 pessoas retiradas de casa

Almada foi o concelho mais afetado. Seixal, Palmela e Setúbal também com muita chuva 

Um total de 100 ocorrências relacionadas com o mau tempo foi registado no distrito de Setúbal, na noite de quarta-feira e madrugada desta quinta-feira, com a retirada de 16 pessoas das suas casas, revelou a Proteção Civil. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, explicou que as ocorrências derivadas da chuva forte que atingiu o distrito começaram "por volta das 21 horas" de quarta-feira e duraram, sobretudo, "até às três ou quatro horas da madrugada de quinta-feira". A situação acalmou durante o dia mas nesta madrugada a chuva voltou forte aos municípios do distrito.  Palmela, Setúbal, Seixal e Almada tiveram as situações mais complicadas. 
Várias pessoas foram retiradas de casa 

A maioria das situações registadas pela Proteção Civil foi "inundações na via pública, em algumas habitações e carros, quedas de árvores e de estruturas e limpezas de vias", disse.
Os concelhos mais afetados foram os de Setúbal, Palmela e Seixal, mas "as duas situações mais graves aconteceram no concelho de Almada, uma na Costa de Caparica e outra na freguesia de Laranjeiro e Feijó", segundo o CDOS.
"Na Costa de Caparica, houve necessidade de resgatar seis pessoas de uma casa que estava a ser inundada", enquanto, na outra freguesia, "foi preciso retirar temporariamente 10 pessoas de uma vivenda", também devido a inundação, precisou o Comando Distrital de Operações de Socorro.  
Estas 16 pessoas "foram deslocadas temporariamente para outros locais, a cargo da Proteção Civil Municipal de Almada, e, quando a situação estiver resolvida, ou seja, quando as casas já não tiverem água e forem limpas, já poderão voltar às residências", explicou a fonte do CDOS, frisando que não houve qualquer ferido.
No distrito de Setúbal, foram também "47 pessoas resgatadas de veículos automóveis que estavam a ser arrastados ou começavam a ficar submersos".
As ocorrências relacionadas com o mau tempo, até à manhã desta quinta-feira, "foram um pouco generalizadas por todo o distrito, mas houve concelhos só com meia dúzia de ocorrências, tendo Setúbal, Palmela e Seixal concentrado a maioria das situações", frisou o CDOS.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil revelou que mais de uma centena de pessoas teve que sair temporariamente das suas casas na sequência das fortes chuvas de quarta-feira, que atingiram sobretudo os distritos de Lisboa e Setúbal.
O comandante de operações José Miranda disse à Lusa que desde o início do alerta na madrugada e manhã de quinta-feira, foram registadas 849 ocorrências.
"Destas, 71 por cento ocorreram no distrito de Lisboa e 11 por cento no distrito de Setúbal, sendo que 80 por cento - 673 ocorrências - se devem a inundações", explicou.
Na noite de quarta-feira em Algés, concelho de Oeiras (Lisboa), uma mulher, morreu, devido a uma inundação na sua habitação provocada pelas chuvas fortes.
Na noite de quinta-feira e madrugada desta sexta-feira, a chuva voltou forte ao distrito que esteve em alerta laranja, tal como em Lisboa, Leiria, Santarém e Faro.  

Comentários