Autarquia aprova passadiço em Sesimbra e requalifica Lagoa de Albufeira

Obras deverão iniciar-se no próximo ano e terão um prazo de execução de 120 dias

A Câmara de Sesimbra apresentou duas candidaturas, no âmbito do programa Portugal 20/20 que lhe irão permitir a realização de trabalhos de valorização na zona da Lagoa de Albufeira e também num troço de estrada dentro da vila. Ao todo estão garantidos mais de um milhão de euros, prevendo-se que as obras possam iniciar-se já no próximo ano. "São dois empreendimentos de grande importância, seja porque têm interesse turístico, seja porque potenciam o acréscimo da segurança em zonas importantes", destaca a autarquia de Sesimbra.  
Passadiço ao Porto de Abrigo vai ser requalificado 

No caso da valorização da Lagoa de Albufeira o investimento será na ordem dos 730 mil euros e "tem várias zonas de intervenção, uma vez que irá permitir a remodelação do centro de atividades náuticas e, também, restaurar as estruturas de apoio aos mariscadores. É uma obra de grande impacto, uma vez que abrange desde a Praia do Meco até à chamada Praia Pequena, que é um lugar privilegiado para a observação de aves", sublinhou o presidente da câmara, Francisco Jesus, citado pelo jornal Semmais. 
A outra obra é a construção de um passadiço num troço de cerca de 300 metros de extensão e que visa, sobretudo, causar condições de segurança para os muitos peões que diariamente se deslocam no local, entre a Praia do Ouro e o Porto de Abrigo.
O objetivo desta intervenção, há muito aguardada, é "melhorar a segurança dos peões que circulam neste troço da Avenida dos Náufragos. Atualmente o percurso é feito junto à faixa de rodagem, que regista um elevado fluxo de trânsito ao longo do dia, sobretudo de veículos pesados afetos às atividades desenvolvidas no Porto de Abrigo", refere a autarquia em comunicado enviado à ADN.  
"Passam diariamente por esta zona centenas de pessoas, tanto para se deslocarem ao Porto de Abrigo como para passeios ou para prática de atividade física. A instalação deste passadiço consolida o percurso entre a vila e o Pontão, que se transformou num autêntico ponto de atração turística, tanto pelo enquadramento, entre o Porto de Abrigo e o mar, como pela vista privilegiada sobre a vila de Sesimbra, a serra e o Castelo", conta o mesmo documento. 
O passadiço entre a Praia do Ouro e o Porto de Abrigo será metálico e desnivelado em relação ao solo, situação que permitirá também um melhor aproveitamento turístico, uma vez que irá possibilitar a observação de um elevado trecho de mar e serra.
Tal como acontece com os trabalhos a realizar na Lagoa de Albufeira, também os do passadiço só deverão iniciar-se no próximo ano e terão um prazo de execução de 120 dias.

Comentários