SeixalJazz regressa entre 13 e 22 de Outubro

Um dos melhores festivais de jazz do país está quase a começar 

De 13 a 22 de Outubro, a 23.ª edição do SeixalJazz vai passar pelo Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal e pelo SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense. "Numa continuidade linha de programação adotada nos últimos anos, o SeixalJazz, organizado pela Câmara do Seixal, volta a apresentar, nesta 23.ª edição, diferentes estilos e linguagens do jazz, celebrando e promovendo a cultura e os sons sem fronteiras", refere a autarquia em comunicado enviado às redações. O Festival Internacional SeixalJazz 2022 acontece ao longo de duas semanas, sendo que os concertos decorrem sempre entre quinta-feira e sábado.
Jazz volta ao Seixal este mês 

No Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, as primeiras três noites (13, 14, 15 de Outubro) ficam a cargo de três pianistas: o consagrado Monty Alexander, detentor de uma carreira com mais de 60 anos, considerado como um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos; o trio de Mário Laginha, nome incontornável do panorama jazz em Portugal que, em 2022, após 12 anos sem gravar, editou o álbum Jangada, trabalho base do concerto a apresentar no Seixal; e Antonio Faraò, pianista italiano com mais de 30 anos de carreira e um dos músicos mais respeitados na cena jazzística internacional.
As três noites seguintes – 20, 21 e 22 de Outubro – iniciam-se em português com Mário Barreiros e um dos quartetos que gravou o álbum 'Dois Quartetos Sobre o Mar', trabalho que marca o regresso deste músico aos discos de jazz, após 15 anos de interregno.
Destacado como "um dos melhores trompetistas do mundo", Ambrose Akinmusire é um dos representantes da nova geração do jazz e tem actuação marcada na noite seguinte. O jazz vocal encerra os concertos no Auditório Municipal, com Samara Joy, que, com pouco mais de 20 anos, é já considerada uma das jovens cantoras mais promissoras dos EUA.
Com a edição de 2022 regressa também o SeixalJazz Clube, no salão da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, onde será recriado o ambiente de um clube de jazz.


Comentários