Ministro da Educação inaugurou Escola Básica do Samouco

A educação é uma prioridade para o executivo municipal. O investimento não vai parar 

O Ministro da Educação, João Costa, inaugurou a requalificação da Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco, na presença do executivo municipal, do delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, dos presidentes das três juntas de freguesia, dos dirigentes do Agrupamento de Escolas de Alcochete e dos representantes das autoridades civis e militares do concelho. João Costa elogiou o trabalho desenvolvido em Alcochete na área da educação: “Temos aqui um profundo investimento no sítio certo. Estar comprometido com a educação significa fazer obra, mas significa também um compromisso crescente com aquela obra que não se vê tão diretamente, que se reflete na vida das crianças, dos jovens e das suas famílias e que tem concretização nos projetos educativos que são desenvolvidos entre os agrupamentos e os municípios e nos apoios que são dados às crianças e às famílias”, disse o ministro. 
Escola foi inaugurada esta semana por João Costa 

O governante enalteceu “a transformação radical e profunda” na preparação deste ano letivo com a entrada em vigor da transferência de competências para os municípios, em que “as coisas correm melhor, porque a proximidade traz eficiência, eficácia e conhecimento concreto de cada escola, de cada contexto, de cada território e traz uma melhor resposta às necessidades de todas as comunidades educativas”.
O Ministro da Educação destacou a qualidade do trabalho pedagógico desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Alcochete desde há muitos anos: “Conheço o vosso trabalho, sei a vossa obra, que não descerra placas, mas descerra e transformas vidas todos os dias”, acrescentou.
Também Fernando Pinto, presidente da Câmara de Alcochete, manifestou a sua satisfação pela obra realizada: “Saber que hoje podemos oferecer uma escola melhor à geração atual e futura de alunos do Samouco é um enorme orgulho para o executivo que tenho a honra de presidir”, disse.
O autarca salientou que a educação é uma prioridade para este executivo, que desde 2017 tem investido na educação como não há memória no concelho: “Reabilitámos escolas, investimos na ação social escolar, nos transportes escolares, nos refeitórios, trabalhámos diariamente com dedicação em benefício dos nossos alunos, dos nossos professores e do nosso pessoal não docente. (…) Reabilitámos a Escola do Monte Novo, a Escola do Valbom e, agora, a Escola Básica do Samouco e, pelo meio, ainda melhorámos as condições da Escola Básica do Passil e ampliámos a Escola da Restauração”, lembrou.
Fernando Pinto referiu ainda que o município vai requalificar a Escola Básica do Passil e construir um novo pré-escolar nesta localidade, no âmbito do “compromisso de requalificar todo o parque escolar” com o objetivo final de promover “o sucesso escolar”.
O presidente da câmara salientou também o trabalho desenvolvido no âmbito da Ação Social Escolar com a atribuição gratuita dos lanches às crianças carenciadas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, a execução do Plano Municipal de Transportes Escolares que apoia os alunos do pré-escolar, ensino básico e secundário, num investimento superior a 159 mil euros, a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino superior e a implementação neste ano letivo da oferta dos livros de fichas a todos os alunos do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

Requalificação urgente da Escola E.B. 2,3 D. Manuel I.
Autarquia promete continuar a apostar na educação 
Em relação à delegação de competências, Fernando Pinto afirmou que são “novas responsabilidades e desafios que preocupam, mas também nos deixam entusiasmados em fazer mais e melhor. Recebemos a Escola D. Manuel I e a Escola Secundária, assim como mais de uma centena de trabalhadores”. O autarca manifestou ainda a necessidade de uma requalificação profunda, onerosa e urgente da Escola E.B. 2,3 D. Manuel I.
A finalizar a sua intervenção, Fernando Pinto referiu que está em processo de revisão a Carta Educativa de Alcochete, que entre outros investimentos preconiza a construção no concelho de uma nova escola básica do 2.º e 3.º ciclos.
E transmitiu uma palavra de incentivo a toda a comunidade escolar: “Só foi possível fazer tudo isto com trabalho em parceria. Nunca poderá ser de outra forma. E por isso é justíssimo deixar uma palavra de enorme reconhecimento e gratidão às juntas de freguesia e a todos os elementos do Agrupamento de Escolas de Alcochete, na pessoa do seu diretor, o professor Rodolfo Viegas. Tem sido uma parceria franca, estreita e profícua que nos deve incentivar a prosseguir este grandioso trabalho em prol dos nossos alunos e alunas”, afirmou.
A Escola Básica do 1.º Ciclo do Samouco foi alvo de uma profunda obra de reabilitação, num investimento superior a um milhão de euros que contou com financiamento comunitário.
A intervenção contemplou a requalificação global do interior e exterior do edifício e a ampliação da escola que ficou com mais duas salas de aulas, aumentando a sua capacidade para 150 crianças. Também o edifício do refeitório e o espaço de recreio foram renovados.

Comentários