Sesimbra assistiu a mais uma Regata de Aiolas a dois remadores

21 embarcações tradições navegaram pela baía da vila

A dupla constituída pelos remadores António Mendonça e André Jacinto, na aiola Os Meus Netinhos, venceu a Regata de Aiolas e dois remadores, que se realizou no dia 25 de Setembro, na Baía de Sesimbra. A prova tradicional contou com a participação de 21 embarcações, o que diz bem da popularidade desta iniciativa junto da comunidade, que também compareceu em grande número para assistir à regata e à entrega de prémios, na Praia do Ouro. Na posição imediata da classificação geral classificou-se a dupla Artur Pereira/Paulo Carvalho. O último lugar do pódio foi ocupado por José Gomes e Miguel Farinha.
A mais louca corrida de aiolas do mundo

Para além da classificação geral, a Regata de Aiolas também destaca a participação dos remadores que competem nas provas feminina e mista.
Em femininos, a aiola mais veloz foi a das remadoras Mónica Jacinto e Isabel Alves, à frente das duplas Maria Bastos/Ana Oliveira, que se classificaram no segundo posto, seguidas de Ana Gomes e Ana Rodrigues, no terceiro lugar.
Na categoria mista, a equipa constituída por Cláudia Gaspar e José Polido foi a mais rápida a chegar à meta, seguida a pouca distância, da dupla Raquel Baeta e João Baeta. O pódio ficou preenchido com a equipa formada por Paulo Oliveira e Ana Oliveira.
A Regata de Aiolas é uma das mais emblemáticas provas desportivas do concelho e, mais do que a vertente competitiva, esta iniciativa destaca-se pelo convívio entre todos os participantes.
Este ano, a prova foi organizada pela Câmara Municipal, com apoio do Clube Naval de Sesimbra, Autoridade Marítima e Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
A aiola é uma pequena embarcação em madeira, que mede geralmente, entre três e quatro metros de comprimento, por metro e meio de largo. Estável e com excelentes qualidades de navegação, serviu durante muito tempo de apoio a várias artes de pesca e também na pesca turística ao espadarte.
Hoje, é utilizada principalmente na pesca artesanal com linha e toneira junto à costa, tanto por profissionais como por pescadores aposentados e descendentes destes, para fins lúdicos, que desta forma asseguram a preservação desta embarcação tradicional intimamente ligada à história e identidade de Sesimbra.

Comentários