Rosinha e Miguel Azevedo fecham Festa das Vindimas em Palmela

"O amor pela nossa terra move-nos e incita-nos a fazer cada vez mais e melhor"

Palmela está em festa até à madrugada desta quarta-feira. A 59.ª edição do evento maior da vila, decorre desde o primeiro dia deste mês e tem-se afirmado num "rotundo" sucesso. Há tradição a correr das pipas e dos lagares, a rainha e suas damas a percorrer cada calçada, cada rua, cada recanto da história. Música ecoa madrugadas dentro e a animação continua em grande. Será assim esta terça-feira, para o final épico das Vindimas 2022 que voltaram a trazer a Palmela milhares de pessoas de todo o país. Esta quarta-feira, Rosinha - pela uma da madrugada - e Miguel Azevedo - às duas da manhã - fecham o programa com "muita animação". O regresso já está marcado: 31 de Agosto de 2023. Será a 60ª edição da Festa das Vindimas.
Rainha Marta cortou primeiro cacho de uvas das Vindimas

Ao primeiro domingo de Setembro, cumpre-se o momento mais simbólico da Festa das Vindimas. Deitam-se as uvas na lagariça, os adegueiros pisam as uvas, o primeiro mosto corre e dá vida à celebração. Primeiro Mosto de 2022 foi avaliado com 13 graus! Muito bom, dizem os entendidos.  
"Após dois anos de pandemia, reunimo-nos aqui de novo para celebrar o que de melhor temos: as nossas tradições, o vinho, as vindimas e a união da gente palmeloa, numa festa que queremos que fique marcada pelo regresso à normalidade e que compense os anos de ausência e distância", realçou o presidente da Associação de Festas, André Cabica, no primeiro dia.  
A Festa das Vindimas, referiu, "é preparada com uma grande dose de esforço, criatividade e trabalho" e "só com persistência e perseverança é possível fazer uma Festa que é de todos", sublinhou o responsável. 
"O amor pela nossa terra move-nos e incita-nos a fazer cada vez mais e melhor, de forma a tornar esta Festa mais aberta, genuína e característica", disse ainda, fazendo votos de que "sejam seis dias de verdadeira comemoração e celebração e que seja dignificada a nossa terra e a sua tradição vinhateira". 
André Cabica aproveitou para deixar um agradecimento à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de Palmela que, mais uma vez, permitiram que fosse possível a realização do evento.
"Esta noite é, claramente, um momento feliz, mas ainda com um sabor agridoce", considerou o presidente do Município, Álvaro Amaro, sem poder deixar de recordar "os últimos dois anos e tudo aquilo que, em parte, perdemos por conta da pandemia". 
Mas agora "é tempo de esperança, alegria, renascimento, celebração, de retomarmos a festa rainha da vinha e do vinho, enchermos as ruas de cor e alegria e disfrutarmos do programa desenhado pela nossa laboriosa Associação de Festas, que aceitou, uma vez mais, a responsabilidade de levar a bom porto esta enorme tarefa", disse o autarca. 
Álvaro Amaro destacou, nesta edição, o lançamento pelo município da marca registada “Palmela, Terra Mãe de Vinhos”, que "reafirma a importância incontornável do universo vitivinícola na nossa génese".
Evento de afirmação da identidade local e de homenagem ao vinho e à vinha, a Festa teve como destaque os momentos emblemáticos do Cortejo dos Camponeses, a Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto e o Cortejo das Vindimas 2022, com o tema “Vindimas, Um Momento para Dar”, que volta a sair à rua esta noite a partir das 23 horas. 
Dino D’Santiago abriu o programa musical do Palco Principal, por passaram a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” com a banda convidada One Vision (Tributo a Queen), Bateu Matou, Maninho, a Sociedade Filarmónica Humanitária com Nuno Guerreiro,  a par dos espetáculos musicais noutros espaços da Festa. Mas ainda há mais. Não será nesta terça-feira, que haverá cortejo iluminado, mas na madrugada de quarta-feira. Rosinha canta à uma da manhã e uma hora depois soube ao palco uma surpresa: Miguel Azevedo que só foi anunciado este fim-de-semana. E assim se despede a Festa das Vindimas, noite dentro, com regresso agendado para o último dia de Agosto do próximo ano.  
O espaço adegas, a gastronomia e produtos regionais e as atividades desportivas completaram a programação.

Comentários