Nova Unidade de Saúde Familiar Aldegalega abriu portas no Montijo

Novo equipamento abrange 13 mil utentes da cidade mas só terá dois novos médicos 

No dia em que se assinala o Dia do Serviço Nacional de Saúde o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, visitou a nova Unidade de Saúde Familiar Aldegalega. O novo centro de saúde, localizado no parque hospitalar do Montijo abriu, nesta quinta-feira, portas e estima servir cerca de 13 mil utentes do centro da cidade. "A nova unidade de saúde permitirá disponibilizar mais médicos de família e também articular o seu funcionamento em conjunto com os métodos de diagnóstico existentes no Hospital do Montijo", diz a autarquia. A equipa será composta por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos.
Nova unidade de saúde familiar já está em funcionamento 


A obra da responsabilidade da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo foi uma reivindicação da câmara municipal para "melhorar os serviços de saúde no Montijo, em particular os cuidados primários de saúde no centro da cidade e teve um investimento total aproximado de 800 mil euros", disse Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo. 
Estima-se que o equipamento venha a dar resposta a um universo de cerca de 13 mil utentes. E, em termos de recursos humanos, deverá contar com “uma equipa composta por sete médicos, sete enfermeiros e cinco assistentes técnicos”, indica a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo
A maioria dos clínicos (cinco) e dos enfermeiros (outros cinco) transitam do antigo Centro de Saúde do Montijo, localizado na Avenida Luís de Camões. Ou seja, feitas as contas, apenas dois dos sete médicos e dois dos sete enfermeiros, que irão integrar a nova USF Aldegalega, virão de fora, explicou em Maio o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Arco Ribeirinho. 
Apesar disso, com a abertura do novo equipamento, a tutela espera reduzir em mais de 3500 o número de utentes sem médico de família no Montijo.


Comentários