Eleição Miss Setúbal: Os sonhos e as ambições de Inês Onofre

"O meu sonho é poder ser parte da vida das pessoas e dos seus corações e assim poder ajudar"

O padrão do concurso Miss Setúbal - a vencedora estará na final da Miss Portugal - é não existir um padrão de beleza. Cada mulher é única, esplendida e especial, no bem e no menos bom. Até porque uma mulher bonita não se vê pela sua beleza ou pela sua forma de vestir. Apenas se sente pelo seu comportamento e pela sua forma de estar com os outros. Inês Onofre, uma morena de olhos doces, um gosto de flor na boca, na a pele e na roupa, perfumes da sua Alhos Vedros. Diz-se "tímida e introvertida". Estuda arte e é ela mesma, uma tela de arte em movimento. Afinal a arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos. Personalidade forte e meiga, afirma, em entrevista à ADN-Agência de Notícias, que quer mostrar uma Inês "simpática, uma amiga e principalmente gosto de apoiar as outras mulheres para que sejam as guerreiras que sempre fomos". As causas e a coisas ambientais também estão no topo das suas prioridades. Concorreu para desafiar-se e essa luta já venceu.
Inês é de Alhos Vedros e quer conquistar o mundo 

"O meu sonho é poder ser parte da vida das pessoas e dos seus corações e assim poder ajudar, o quanto eu puder seja distrital ou até mundialmente, quem precisa", disse Inês Onofre. Entre sorrisos e gostos, diz ainda que "só quero ser uma ajuda especial para as pessoas". 
Uma mulher, ainda menina, que corre atrás dos sonhos e da vida. E quando faltam as palavras sobra a arte para explicar o lado belo [e o lado real] das coisas. 
Encontra no concurso Miss Setúbal "uma nova oportunidade de mudar a minha vida para melhor, experienciar novos momentos e criar novas e maravilhosas memorias".  É definitivamente, como diz, "um grande sonho e seria um grande orgulho ser a representante do meu distrito nas finais do Miss Portugal". 
Se ganhar a faixa a coroa de miss já tem um roteiro para cumprir. "Daria força a mais associações ambientais e associações de animais". Os animais são uma das suas muitas paixões. Apesar de pelo distrito já existirem muitas casas de adoção e associações, falta o essencial: espaço e pessoas para ajudar. "Há falta de recursos e também estão lotados de animais que não fizeram mal a ninguém que, infelizmente, foram abandonados. Foram resgatados mas ainda se encontram sem um lar". 
Apesar de se falar de beleza, o concurso apela a valores fundamentais da nossa sociedade. "Fascina-me como conseguimos conciliar as coisas pelos bens sociais e ambientais, tal como me fascina a beleza dos concursos e eleições realizadas". Entre o social e o ambiental ainda há a mulher. A beleza dos gestos, a ousadia dos olhares, os pormenores do corpo. Porque ser mulher é especial. Muito especial. 
Por palavras de Inês Onofre: "um grande orgulho meu é ser uma mulher portuguesa, fazer parte daquelas que lutam pela beleza pelo bem, pois ser mulher não é só ter um rosto bonito. Ser mulher é ser uma guerreira pelo bem do mundo e dos seus direitos". Há forma mais genuína de dizer? 
Ela tem um lado afetivo que contagia tudo à volta. "Geralmente gosto de passar às pessoas uma Inês simpática, uma amiga e principalmente gosto de apoiar as outras mulheres para que sejam as guerreiras que sempre fomos". 

Concorre para desenvolvimento pessoal e alcançar os seus objetivos
Candidata quer ajudar pessoas e animais abandonados
A Inês é estudante de artes na escola secundária de Santo André, no Barreiro. Escolheu seguir artes porque é uma "apaixonada pela arte, beleza e estética". Fatores que lhe deram "impulso" para participar no concurso. 
"O meu sonho é poder ser parte da vida das pessoas, dos seus corações e assim poder ajudar o quanto eu puder as gentes que precisam", sublinha Inês à ADN. E afinal das contas, na sua impressão digital estão os verbos gostar, amar, cuidar e ajudar. "Só  quero ser uma ajuda especial para as pessoas". E já começa a ser. A mudança faz-se com revelações. 
Descreve-se  como "uma rapariga tímida e introvertida, por isso também decidi participar do concurso para me ajudar no desenvolvimento pessoal e poder alcançar os meus objetivos". Inês é "muito sonhadora e sentimental" mas também é alguém que facilmente "chega aos extremos do 8 ao 80". 
É de Alhos Vedros, uma vila por onde andaram, noutras épocas, reis, rainhas, príncipes e muitas princesas. Representa a sua "terra mãe" mas representam acima de tudo, o distrito de Setúbal que teve "um enorme desenvolvimento histórico". 
O florescimento de Setúbal, reflete-se na "criação dos novos espaços urbanísticos, no crescimento da Avenida Luísa Todi, parte da Avenida dos Combatentes e criação dos Bairros Salgado, Monarquia, de São Nicolau, da Conceição, Carmona, do Liceu e Montalvão e no desenvolvimento das indústrias das conservas, dos adubos, dos cimentos, da pasta de papel, naval e metalomecânica pesada. Por isso eu descrevo a minha terra como uma terra revolucionária". 
Na final de sexta-feira espera o mesmo que todas as concorrentes. "Espero que todas as concorrentes se divirtam com esta experiência e que lhes possa proporcionar o mesmo desenvolvimento e mudanças que houveram em mim", conta. A maior expectativa é "poder divertir-me com as outras concorrentes e que seja um dia inesquecível para todas nós". 
"Porque ser miss Portugal é ser beleza pelo bem mas nunca nos esquecermos que todo o mundo merece o mesmo respeito", conclui Inês Onofre. 
A beleza é impressionante, os olhos vêem apenas uma parte da sua beleza, mas a sua maior beleza está por dentro, no coração. E Alhos Vedros, o distrito de Setúbal e o mundo irá descobrir isso. Se quer ajuda-la a ganhar clique aqui e vote

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  

Comentários