Eleição Miss Setúbal: Matilde Curto desperta o melhor de nós para o mundo

Ganhar "seria uma forma de mostrar a beleza sadina ao mundo"

A saber. Para uma mulher, conversar significa falar sobre tudo ou sobre nada. Muitas vezes com uma assertividade digna de ser revelada. "Ser mulher é aceitar-me como eu sou, é honrar-me todos os dias, é reconhecer que não sou perfeita, é ser livre de fazer as minhas escolhas, é saber aceitar quando estou mal e agradecer quando estou bem. Ser mulher é ter orgulho, e eu tenho orgulho em ser mulher portuguesa!", disse Matilde Curto, uma menina de 14 anos, à ADN-Agência de Notícias. A vida tem factos, momentos e pessoas incríveis. Está inscrita no concurso Miss Setúbal e esta sexta-feira parte da capital do distrito para subir até Palmela para "marcar" o concurso. Promete divertir-se e "aproveitar o momento e aprender muito", sublinha. É meiga, é sonhadora e decidida. Sem medos e sem nervos, Matilde veio para escrever uma história perfeita. E quem ler até ao fim irá perceber porquê.
Plantar uma árvore faz parte da missão Miss Setúbal 

Ser a menina mais bonita do distrito é um sonho para qualquer jovem. Foi a mãe de Matilde que a inscreveu na estrada dos sonhos. "Ela quis me surpreender pois sempre gostei desta área e ela viu e vê potencial em mim", contou à ADN. Com o "bilhete" garantido para a final desta sexta-feira, Matilde  começou logo a "trabalhar para poder alcançar o meu sonho". 
Afinal, como revela, "é um título que eu sempre quis alcançar e também seria uma forma de mostrar a beleza sadina ao mundo". 
E se ganhasse, o que faria? "Ia chorar, essa era a primeira coisa. Mas depois utilizaria o meu título como meio de tornar Setúbal num lugar melhor. Ajudaria também todas as associações de animais a obterem melhores condições para os animais abandonados", diz decidida. 
"O que mais me fascina é a conexão que se vai ganhando com a mãe terra ao longo do concurso deste ano e todos os outras anos anteriores. Falando deste ano o desafio #Plantar1Milhao ajudou-me a ganhar mais conexão com a natureza ajudando-a preservar o seu ecossistema". Matilde é isto tudo e muito mais. 

A menina que sabe exatamente o que quer e, sobretudo, o que não quer
Aos 14 anos Matilde sabe para onde quer ir
Aos 14 anos sabe exatamente o que quer - e o que não quer - para o seu futuro. E vão perceber porquê. "Estou atualmente no 10º ano no curso de Ciências e Tecnologias. Tenho como objetivo ingressar no curso de medicina veterinária e de percorrer o mundo com o meu marido e com os meus filhos numa autocaravana!". Pronto, as ideias estão todas interligadas e traçadas. 
Gosta de "transmitir paz e harmonia, gosto de mostrar que sou confiante nas escolhas que faço. Sou uma adolescente decidida. Sei o que quero e sei ainda mais o que não quero", indica. Um exemplo para muitas mulheres por esse mundo adentro. 
Nascida e criada em Setúbal e tem muito orgulho por ter "o privilégio de poder acordar todos os dias e desfrutar de uma das mais belas baias do mundo. É um distrito magnífico com muita história e com uma gastronomia de desejar por mais. Destaco a península de Tróia, a serra Arrábida e o famoso choco frito!", conta Matilde Curto. 
Contas feitas, a candidata vai para a final "para ganhar" mas sobretudo vai para se "divertir, aproveitar o momento e aprender muito". Ela tem tempo e espaço para ser uma das meninas mais marcantes da cidade e do distrito de Setúbal. Um exemplo e o coração no lado certo. 
Mais informações e galeria de fotos em @adnagenciadenoticias

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  

Comentários