Eleição Miss Setúbal: Izabella a mulher que quer estimular as boas atitudes

"São os princípios e os bons sentimentos que dão valor a uma pessoa"

Izabella é uma mulher de vários lugares e vários mundos que sendo tão perto, estão hoje tão longe. "Os meus familiares nasceram nas partes da Rússia e Ucrânia, a minha língua materna é russa. Nasci no Cazaquistão, vivi na Ucrânia e agora estou cá. Sou a mistura de dois povos". Se as raízes estão no Leste, o chão de hoje é a Baixa da Banheira. Provavelmente a vila mais multicultural do distrito de Setúbal.  Sorridente, animada, loira de olhos verdes, está por cá desde 2013. Já se sente portuguesa, já sente o hino português nos jogos da seleção. Antes de se fixar na vila que venera São José Operário, passou por Setúbal e pelo Montijo. Tem 30 "aninhos", como diz, e adora a nossa gastronomia e os nossos vinhos e moscatéis [e nós temos os melhores do mundo]. É uma mulher licenciada em turismo internacional mas voltou à faculdade para estudar direito. Entre risos e bons momentos disse que a primeira coisa que iria fazer, caso fosse eleita, seria "jantar". Tem pose sensual, já desfilou noutros concursos. Para a final não cria expectativas. "Faço o meu melhor e depois vejo como corre".

Origem: Leste. Coração: Português 

Uns consideram que o destino está marcado. Outro pensam que cada qual fabrica o seu próprio destino. Há uma maneira muito portuguesa, muito nossa, de viver essa coisa estranha que se chama destino. Um pouco por todo o lado, na nossa herança literária, no nosso fado, nas histórias de amor vividas e por viver, fomos crescendo numa constante alusão a essa entidade que não se explica, não tem cor nem formato, mas que existe.
Ora e o destino de Izabela Golion ficou escrito quando visitou Portugal e se enamorou pelo clima, pelas praias, pelas paisagens, pela história e pelos portugueses. Gostou tanto que mudou-se para cá vinda da Ucrânia. Foi em 2013. Já são quase 10 anos de "portugalidade". 
Perguntei-lhe de quando tomou a decisão de concorrer ao maior concurso de beleza do país? "Já tenho experiência em participação nos concursos de beleza mas noutro país. Depois de mudar para Portugal e receber um convite para participar não consegui rejeitar porque acho que os concursos de beleza são uma experiência gira para mulher de qualquer idade". Convite feito, convite aceite, e está pronta para brilhar. "São os princípios e os bons sentimentos que dão valor a uma pessoa". 
Será um sonho ganhar a faixa de miss sadina? "Sou sonhadora mas sou daquelas pessoas que luta pelo meu desejo e planeio cada passo para realizar esse meu desejo". Portanto, vai preparada - e muito - para poder brilhar esta sexta-feira numa quinta nos arrabaldes de Palmela, onde se decide quem ganha as tão desejadas faixas.  Afinal, como diz, "se não lutas pelos teus desejos não chores pelo que perdeste". 
Qual seria a primeira coisa que faria se fosse eleita miss de todo o distrito? "Jantar!", disse a sorrir. "Fazia todas as atividades que uma Miss deve fazer", sublinhou depois. 
Além do corpo bonito, dos desfiles e das poses para as fotografias, o concurso lembra os desafios, a beleza pelo bem ambiental, por um lado mais solidário e humanista. "Fascina-me que com cada desafio bem feito consegues acordar uma emoção nova ou atitude nas outras pessoas. Só precisas saber a maneira certa de fazer e ser aquela influência", conta. E nem é muito difícil. "Quem gosta de psicologia e sabe apanhar atenção dos outros consegue fazer isso facilmente". 

Mudou-se em 2013 para Portugal e gostou 
 Está em Portugal há nove anos e ama a nossa cultura e história
Entre as voltas que a vida dá e o tal destino das coisas existem perguntas que não querem calar. Quer ser um exemplo para muitas jovens mulheres. Que imagem gosta de passar para as pessoas?
"Acho que não há pessoas corretas e perfeitas. O problema das pessoas é que nós próprios criamos ídolos. Todos nós pensamos de maneira diferente e não há lado certo ou errado. Mas quem gosta de ouvir, pensar, aprender mais e mais - muito respeito! Gosto de fazer as pessoas pensar e acordar para um ou outro tema diferente". 
Na origem o Leste mas "no meu espírito e no meu coração já sou portuguesa", diz. Antes de escolher viver cá já apoiava a nossa seleção. Mudou-se em 2013 e gostou muito do país. Nos primeiros seis meses não foram fácies. As saudades de casa e dos amigos quase fizeram com que voltasse à Ucrânia, de onde chegou. Resistiu, foi ficando, arranjou emprego e a vida foi-se fazendo por cá. 
"Gostei muito do país. A natureza é lindíssima, gostei da mentalidade portuguesa, gostei do tipo de vida e da cultura. Vivi seis anos no Algarve e há três anos mudou-se para o distrito", contou Izabella.  
Passou pelo Montijo [a capital da flor], por Setúbal até se fixar, para já, na Baixa da Banheira, concelho da Moita.  
"Acho que o Setúbal é um distrito com natureza lindíssima, uns pratos saborosos e uns belos vinhos", diz. Mas é assim  em Portugal inteiro!
A protagonista desta  reportagem é uma mulher gira, positiva e alegre. Sorriso fácil, gestos enormes e uma sinceridade rara. O que pensa diz à sua maneira.  
Izabella, 30 aninhos, trabalha "num escritório, tenho uma licenciatura em turismo internacional e estou a acabar o curso de Direito". 
Gosta muito de ler livros especialmente sobre investigação criminal ou psicologia, ver o futebol e viajar. 
E deixa-nos com uma frase: "A tua felicidade só depende de ti, depende da tua reação em várias situações. Nunca sabemos qual escolha é certa ou errada antes de tomar a decisão". Fica registado. 
Mais informações e galeria de fotos em @adnagenciadenoticias

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  


Comentários