Centro Escolar do Afonsoeiro inaugurado no Montijo

Obra alarga a resposta do pré-escolar no concelho do Montijo

A 19 de Setembro, primeiro dia de aulas do ano letivo 2022/23, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, presidiu à inauguração do Centro Escolar do Afonsoeiro. A nova escola aumenta a aposta da educação pré-escolar do concelho, conforme Carta Educativa, em mais 75 alunos, atingido os 100 por cento de resposta. A Escola do Afonsoeiro está totalmente equipada, com uma nova cozinha, uma nova biblioteca escolar, sala de Componente de Apoio à Família bem como novos espaços de recreio e desporto. Uns dias antes, o Cenforma promoveu o IX Encontro de Professores e Educadores de Montijo e Alcochete. À semelhança das suas edições anteriores, este encontro foi um momento de partilha de práticas pedagógicas e projetos em desenvolvimento nas escolas. 
Investimento melhorou condições da escola 

Na inauguração Nuno Canta destacou precisamente que a obra “se trata de um centro escolar que alarga a resposta do pré-escolar no concelho do Montijo, em respeito pela convenção dos Direitos das Crianças que dizem que “a humanidade deve dar a cada criança o melhor de si própria”. 
O autarca salientou ainda que “a educação é o dever primeiro que temos como adultos, como pais, como autarcas e como cidadãos”.
O projeto resultou de uma candidatura submetida pelo município de Montijo ao PORLisboa 2020, no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Área Metropolitana de Lisboa que representa um investimento total de  um milhão 396 mil 998 euros - sendo elegível para cofinanciamento o montante de 751 mil 713 euros, a que corresponde o financiamento FEDER (50 por cento) de 375 mil 856 euros. 

Encontro de professores debate transição digital
Professores discutem transição digital 
Uns dias antes, o Cenforma promoveu o IX Encontro de Professores e Educadores de Montijo e Alcochete. À semelhança das suas edições anteriores, este encontro foi um momento de partilha de práticas pedagógicas e projetos em desenvolvimento nas escolas. 
Em tempos de transição digital, o principal objetivo do encontro é criar uma oportunidade para professores e educadores continuarem a refletir sobre os Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital das suas escolas. 
Marta Alves, Diretora do Cenforma destacou precisamente que “vivemos uma era de globalização e constante evolução científica e técnica. Hoje sabemos que a sociedade valoriza de forma crescente o profissional que seja criativo, que se saiba adaptar à mudança, se integre em grupos de trabalho, seja dinâmico, tenha iniciativa e espírito de equipa” pelo que “a escola deve continuar a pensar e a preparar os seus alunos considerando esta nova realidade”.
Para a vereadora Maria Clara Silva, responsável pelo pelouro da educação, “ a pandemia e os momentos que atravessamos na sociedade trouxeram à escola pública desafios aos quais importa, hoje, encontrar resposta”.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, fechou o encontro e salientou que “o conhecimento, a educação e a cultura estão sempre em transformação e a escola tem que lutar contra a discriminação.” E destacou que “é imperioso romper com o ciclo vicioso das desigualdades”.


Comentários