Incêndio de Palmela agrava-se com três frentes ativas e vai em direção à Arrábida

Chamas fazem cinco feridos, ameaçam casas, pessoas e avançam para a Arrábida, Aires e Quinta do Anjo

A pousada do Castelo de Palmela, um lar e o Centro Social de Palmela foram evacuados esta quarta-feira à tarde, devido a um incêndio que lavra naquela zona, avança fonte dos bombeiros. O perímetro do Castelo de Palmela também foi evacuado. Fonte dos bombeiros adiantou que algumas habitações foram evacuadas e algumas já arderam. Luís Miguel Calha, vice-presidente da câmara,  assumiu que a “situação é muito preocupante” no concelho, onde já se registaram cinco feridos devido aos fogos, um dos quais com gravidade. A estrada que liga Palmela a Setúbal está cortada nos dois sentidos. Há o risco de mais casas serem evacuadas.  As chamas já estarão perto da Quinta do Anjo e de Aires e dirige-se agora para o Parque Natural da Arrábida. O fogo está com três frentes ativas. Está a ser combatido por 412 bombeiros e sete meios aéreos.   
Incêndio começou esta tarde em Palmela 

Em declarações aos jornalistas, Luís Miguel Calha, o responsável revelou ainda que a situação está a evoluir muito rapidamente, havendo duas frentes ativas em Quinta do Anjo e em Aires. Segundo o vice-presidente da autarquia, há casas em risco nas zonas limítrofes da vila e na zona de Aires e da Quinta do Anjo. Além dos cinco feridos há ainda vários animais feridos e alguns mortos. 
O incêndio em Palmela já obrigou a evacuação do Centro Social de Palmela, habitações e lares.
Mais de 400 bombeiros estão a combater as chamas, que já deflagrou a encosta do Castelo de Palmela. Segundo o vice-presidente da câmara, Luís Miguel Calha, citado pela agência Lusa, dezenas de utentes do Centro Social foram encaminhados para a Biblioteca Municipal, tendo os seus familiares sido contactados sobre esta mudança.
Algumas habitações foram evacuadas e outras estão em risco de o serem também, revela o autarca.
Dois lares de idosos e o Parque de Campismo da EDP - do qual retiraram 36 adultos e 19 crianças - também foram evacuados, indicou uma fonte oficial da GNR, citada pelo Jornal de Notícias.
Pelas 16 horas, a estrada da Baixa de Palmela, que liga esta vila à cidade de Setúbal, foi cortada nos dois sentidos.
Luís Miguel Calha afirma que o incêndio poderá ter começado na denominada estrada da Cobra, uma estrada de terra batida. Segundo o vice-presidente, pelas quatro da tarde, eram contabilizadas várias frentes de fogo ativas, à volta da vila de Palmela, nas serras do Louro e de São Luís, e outras em direção a Aires e à Quinta do Anjo, onde o incêndio se agravou nos últimos instantes. 
Nas palavras do autarca, a Câmara de Palmela está a fornecer todos os meios que dispõe para apoiar os bombeiros e garantir o apoio logístico necessário.
Várias empresas da região já se voluntariaram a ajudar no combate com meios próprios, indica ainda o autarca.
As televisões e os moradores mostram as chamas muito próximas de habitações na Rua Afonso de Albuquerque, no seguimento da Estrada da Cobra, bem como da estação rodoviária às portas da vila de Palmela, onde se viveram momentos críticos. 
Gera também preocupação a situação na zona do Vale dos Barris, onde existem várias habitações dispersas e está alojada a companhia de teatro O Bando. Dali, uma frente de incêndio segue para o Parque Natural da Arrábida e para a freguesia de Quinta do Anjo e para a zona de Aires que será, nesta hora, o ponto mais preocupante. 

Autarquia garante todos os meios para ajudar população a sair de casa 
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Palmela e as três Corporações de Bombeiros do concelho (Palmela, Pinhal Novo e Águas de Moura) estão no terreno, com o auxílio de várias corporações de todo o país, a combater o incêndio que deflagrou esta quarta-feira pouco depois do meio dia numa zona de mato na encosta do Castelo de Palmela e que entretanto se estendeu pela Serra do Louro e Serra de São Luís.
O presidente do município, Álvaro Amaro, está "em contacto com o Ministro e a Secretária de Estado da Administração Interna, para que haja um reforço no combate às chamas com meios aéreos pesados", disse a autarquia em comunicado à ADN-Agência de Notícias. 
Face à proximidade que as chamas atingiram da vila de Palmela, algumas habitações foram evacuadas e os moradores encontram-se em segurança. O município diz que "está atento a todos os pedidos de evacuação que surjam e dará a resposta pronta, rápida e necessária caso essas situações venham a acontecer". 
Recorde-se que Portugal está em situação de contingência até às 23h59 de sexta-feira devido à onda de calor que se faz sentir. As previsões apontam para um agravamento do risco de incêndio, com temperaturas a chegar perto dos 50 graus em algumas zonas.

Comentários