SCUPA comemorou 109 anos no Montijo

Aniversário lembra importância da comunidade piscatória na identidade da cidade 

A Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, no Montijo, comemorou no dia 2 de Março o seu 109.º aniversário. A cerimónia contou com a presença de sócios, amigos da associação e representantes de diversas entidades. José Manuel Santos, vereador responsável pelo pelouro da cultura da Câmara do Montijo, felicitou a associação destacando “o espírito de solidariedade e entreajuda entre os sócios” sublinhando o trabalho profícuo de parceria entre a câmara e a instituição centenária, o vereador, garantiu que “a autarquia vai continuar a apoiar esta casa que muito nos honra”.
SCUPA é das coletividades mais importantes da cidade 

“Esta casa e os 109 anos comemorados hoje, reporta-nos facilmente para a importância da comunidade piscatória na identidade do Montijo” afirmou Paulo Coelho, presidente da direção da SCUPA -Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, ressalvando que “cada vez faz mais sentido socialmente renovar e recriar a premissa principal que deu origem a esta casa; solidariedade e entreajuda”.
Agradecendo o apoio de instituições como a Câmara do Montijo, a Administração do Porto de Lisboa e a Doca pesca, o presidente da associação reiterou que é necessário “ a SCUPA continuar a desenvolver parcerias necessárias para que o associativismo se renove e que continue a ser a garantia de uma comunidade com orgulho nas suas raízes”.
As comemorações vão ter continuidade no dia 5 de Março com o concerto acústico com o grupo “À nossa maneira”. 
Dia 12 de Março, terá lugar um jogo de futebol, seguido de almoço de confraternização. No dia 19 de Março, a animação musical e baile estará a cargo do artista Bibe e no dia 26 de Março, a receção às embarcações tradicionais (inseridas na abertura do Ano Náutico da Marinha do Tejo) terá lugar no Cais das Faluas encerrando o programa da festividade.
Foi em 1910 que a comunitária piscatória criou uma organização solidária entre pescadores. A data comemorada 2 de Março de 1913 assinala o dia em que os pescadores fundadores legalizaram-na notarialmente como Sociedade Cooperativa. 
A associação funcionava como uma cooperativa de consumo. Os pescadores descontavam os seus rendimentos para benefício de todos, cada um pagava o que podia formando uma espécie de “mealheiro” dos pescadores com uma função social muito forte.
As sucessivas crises do setor e o abandono da arte da pesca obrigaram a SCUPA a uma reconversão, virando a sua atuação para a preservação da memória, da cultura e da identidade da classe piscatória montijense.

Agência de Notícias com Câmara do Montijo

Comentários