Romaria a Cavalo volta a ligar Moita a Viana do Alentejo em Abril

"Tradição que nos define e que atrai visitantes de todo o país" está de volta 

A Romaria a Cavalo entre Moita e Viana do Alentejo, que será retomada em Abril após um interregno de dois anos devido à pandemia de covid-19, constitui um evento que, pelas suas características e dimensão, “tem um peso muito forte na economia local”, disseram os autarcas da Moita e de Viana do Alentejo, durante a apresentação do evento que decorreu no Salão Nobre do Antigo Picadeiro Real (antigo Museu dos Coches), em Lisboa. Recorde-se que a XX edição do certame partirá da Moita no próximo dia 20 de Abril, pelas nove horas, e a chegada a Viana do Alentejo ocorrerá dia 23 de Abril, pelas 17h30. Mais uma vez, romeiros de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição por caminhos de terra batida, trazendo consigo a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, que se junta, à chegada, à imagem de Nossa Senhora D’Aires. Além do carácter religioso, a Romaria assume, nos dias de hoje, uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes.
Romaria atravessa canada real de 20 a 23 de Abril 

“É com grande expectativa, que todos esperam pelo regresso desta tradição”, afirmou o presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino, manifestando “dupla satisfação: não só pela continuidade de uma tradição que nos define e que atrai visitantes de todo o país à Moita”, mas também por significar um progressivo regresso à normalidade após dois anos de pandemia. 
Também o presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Luís Miguel Duarte, demonstrou enorme satisfação neste regresso da romaria, sublinhando “o peso forte que representa para a economia local”.
Recordando tratar-se do retomar de uma “importante tradição”, com raízes seculares, Luís Miguel Duarte aproveitou a ocasião para enaltecer o património urbano, cultural, religioso e humano de Viana do Alentejo, garantindo que o concelho “estará pronto para receber todos aqueles que o queiram visitar”.
Por sua vez, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, disse ser uma honra associar-se à Romaria a Cavalo, “uma antiga tradição que une as gentes [dos dois municípios] e o seu património cultural”. Considerado “um dos maiores eventos equestres nacionais”, a governante salientou ainda que o evento proporciona uma relação especial entre o homem e a natureza, reforçando a ideia de que o “património cultural representa as memórias de um povo”.
Ângela Ferreira expressou  ainda o seu desejo de que "se possam continuar a preservar estes valores por muitos anos, como tão bem têm feito”.
Os representantes da Associação Equestre de Viana do Alentejo, Rui Moisés e da Associação dos Romeiros da Tradição Moitense, Miguel Almeida sublinharam na sua intervenção que foram já iniciados os trabalhos de preparação dos caminhos e dos cavalos para a romaria. "Vamos dar a partida com um percurso ótimo e com a expectativa de voltarmos mais uma vez a crescer", quer em número de participantes, quer em número de visitantes à Moita e a Viana do Alentejo, referiram, convidando todos a estar presentes.
A Romaria a Cavalo Moita - Viana do Alentejo decorre entre 20 e 24 de Abril e tem início na Moita, na manhã do dia 20 de abril (nove horas), com chegada prevista a Viana do Alentejo a 23 de Abril, ao final da tarde, após o percurso de 150 quilómetros por terra batida e quintas, em que os inúmeros romeiros viajam atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da vila moitense. A história da Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo remonta a uma tradição antiga, em que os lavradores da Moita se deslocavam ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real. 
A Romaria a Cavalo foi retomada em 2001, após um interregno de mais de 70 anos, recuperando uma tradição antiga que levava os lavradores da Moita a deslocarem-se, com os seus animais, ao Santuário de Nossa Senhora D’Aires para pedir proteção e boas colheitas.


Comentários