Feira de Sant’Iago regressa entre 29 de Julho e 7 de Agosto a Setúbal

Após dois anos de interregno a maior festa da cidade está de volta em formato reduzido. PS quer mais 

Após dois anos de interregno provocados pela propagação da pandemia de covid-19, a Feira de Sant’Iago está de regresso às Manteigadas, em Setúbal, entre os dias 29 de Julho e 7 de Agosto.  A data foi revelada em reunião de câmara, em edital aprovado com os votos favoráveis da CDU e PSD e contra do PS. Bancada socialista revela não concordar com a redução do período do certame de 16 para 10 dias. “A redução do número de dias da feira não serve Setúbal, não serve os feirantes. Foi uma experiência falhada nos anos de 2014, 2015 e 2016 e isso mesmo foi assumido em reunião de câmara e em outros fóruns pela anterior presidente da Câmara Municipal", resume o autarca socialista que lembra ainda que a data deixa de fora o dia 25 de Julho, dia de Sant'Iago. 
Feira está de volta mas terá só 10 dias 

A Câmara de Setúbal aprovou no dia 16, em reunião pública, um edital sobre a Feira de Sant’Iago 2022 que define as regras de atribuição de lugares, por inscrição, aos comerciantes e aspetos gerais de funcionamento do certame.
Após um interregno de dois anos, o certame realiza-se entre 29 de Julho e 7 de Agosto, uma edição de 10 dias, mais curta do que o habitual tendo em conta a incerteza que subsiste, a esta distância, em relação ao controlo da pandemia de covid-19 e respetivas exigências sanitárias.
O edital aprovado ontem estabelece que o recinto da feira, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, funciona de segunda a quinta-feira, das 18 à uma da manhã, com o horário a ser alargado até às duas da madrugada na sexta-feira e ao sábado, sendo que neste dia da semana funciona a partir das 16 horas. No domingo, o horário é das 16 à uma da manhã. 
As inscrições para participação no certame devem ser feitas entre 23 de Março e 15 de Abril, no secretariado da Feira de Sant’Iago, a funcionar no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no edifício do Mercado do Livramento.
O período para apresentação de propostas a lugares no recinto pelos concorrentes cujos pedidos de inscrição foram admitidos decorre depois entre 2 e 16 de Maio, igualmente no secretariado da feira.
A deliberação ressalva que a comissão organizadora da Feira de Sant’Iago 2022 pode “alterar o número de lugares definido para os diversos setores, se o número de pedidos de inscrição o justificar e a planta de ordenamento da feira o permitir”.
O edital define ainda que os comerciantes que pretendam ocupar o parque de apoio a feirantes devem manifestar essa vontade, por escrito, no ato de contratualização.

PS diz que as tradições são para manter 
PS quer manter todas as tradições do concelho
O edital foi aprovado com os votos da CDU e PSD com o PS a votar contra e explicou o porquê: Em declaração de voto, o vereador Fernando José explicou que a bancada socialista não votou contra "obviamente a realização da Feira de Sant’Iago, mas sim contra a redução do período de 16 para 10 dias".
A redução do número de dias da feira, dizem os socialistas, "não serve Setúbal, não serve os feirantes. Foi uma experiência falhada nos anos de 2014, 2015 e 2016 e isso mesmo foi assumido em reunião de câmara e em outros fóruns pela anterior presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira”, acrescentou.
Não obstante a unanimidade sobre o regresso do certame em 2022, os vereadores socialistas não compreendem, nem aceitam a redução dos dias do certame, deixando inclusive de fora do calendário o dia 25 de Julho, dia de Sant'Iago.
Para os vereadores socialistas as tradições são para manter. "    Urge encontrar uma nova visão estratégica para aquele que já foi o maior certame a sul do Tejo e orgulho de todos os setubalenses", explica  Fernando José. 
Com mais de quatro séculos de história, a Feira de Sant’Iago assume-se como uma das maiores e mais importantes festas populares do sul do País.
O certame é feito de várias dimensões. Cada edição é preenchida por espetáculos musicais e animações de rua para todos os públicos, por dezenas de stands de artesanato, tasquinhas gastronómicas e diversões, a par de zonas de atividade desportiva e de lazer, áreas institucionais e do tecido empresarial da região, que captam as atenções dos visitantes, sobretudo a exposição da Câmara de Setúbal, na principal entrada do recinto.
Subordinada anualmente a um tema específico, a Feira de Sant’Iago assume-se como um local de encontro e de experiências, desde as mais tradicionais às interativas, um espaço onde as atrações atingem uma vasta diversidade de públicos, dos mais aos menos jovens, dos que gostam de fado aos que gostam de hip hop, dos que preferem comer uma fartura aos que não dispensam o choco frito e provas de vinhos.

Comentários