Escolas realizam campanha de ajuda à Ucrânia em Pinhal Novo

Apoio da comunidade escolar parte para a Polónia esta quarta-feira e na volta trazem 50 refugiados 

O Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, em parceria com o Colégio Crescer no Campo, no Pinhal Novo, e a Academia de Rugby de Setúbal uniram-se numa iniciativa solidária de apoio humanitário e integração de refugiados ucranianos no nosso país. De Portugal partirá uma comitiva de apoio, na próxima quarta-feira, dia 23 de Março de 2022, que levará para a Polónia, em Przemysl e Medyka, todos "os contributos alimentares, médicos e bens de primeira necessidade que fazem parte de uma gigantesca onda de solidariedade que tem sido perpetuada por toda a comunidade educativa, quer do agrupamento, quer do colégio e mesmo da iniciativa da comunidade civil, que também tem acontecido junto deste clube desportivo", sublinhou Maria Pena, diretora do Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos. 
Movimento de solidariedade agrupa várias instituições 

Ainda de acordo com a responsável do agrupamento, da "Polónia chegarão cerca de cinquenta pessoas, famílias que fogem do desalento e do desespero, a quem se espera devolver a esperança e um novo recomeço". 
Para ajudar a concretizar esta iniciativa humanitária foi criada uma conta solidária, em nome do clube de Rugby de Setúbal, com o NIB 0033-0000-45435148716-05.
O Agrupamento de Escolas José Maria dos Santos, o Colégio Crescer no Campo, no Pinhal Novo, e a Academia de Rugby de Setúbal, apelam ainda "a que as famílias dos nossos alunos ucranianos que necessitarem de apoio e transporte para familiares da fronteira da Polónia para o nosso país, contactem os serviços administrativos do Agrupamento". 
A todas as famílias da "nossa comunidade educativa apelamos que, caso o pretendam, se voluntariem como famílias de acolhimento temporário", diz Maria Pena que apela ainda que as famílias "deverão manifestar essa vontade junto dos serviços administrativos do Agrupamento, no Pinhal Novo". 
Um pouco por todo o país estão a surgir iniciativas solidárias para com o povo ucraniano e os refugiados que, todos os dias, estão a chegar aos países vizinhos. No Pinhal Novo, no Agrupamento José Maria dos Santos, estão a concentrar roupas, alimentos e medicamentos que em breve partem para a fronteira com a Ucrânia para serem distribuídos pelos refugiados pelos militares ucranianos. "A Escola, a Educação e o Ensino, mais do que nunca, terão de estar ao serviço da união entre os povos. Nas escolas vive-se essa realidade e têm-se consciência do quanto é possível viver em fraternidade, respeito e paz", disse à ADN-Agência de Notícias, a diretora do Agrupamento, Maria Pena.

Ainda pode entregar donativos na escola 
Agrupamento continua a receber todas as ajudas 
A todos os que quiserem participar nesta ação de solidariedade, podem ser entregues na escola José Maria dos Santos, no lado sul da vila,  Mantas, cobertores em estado razoável, pastas de dentes e escovas de dentes. Champô e sabão ou sabonete, toalhitas, papel higiénico e fraldas. 
É pedido ainda ligaduras e medicamentos comuns (Brufen, Paracetamol, Imodium, Be-u-ron, Primperan, entre outros). 
Conservas e Sopas pré-feitas, água, açúcar, sal, macarrão, arroz, barritas, bolachas são também pedidos, tal como fósforos, roupa quente como calças, blusas, roupa térmica (em tamanhos diferentes). 
"A nossa colaboração é, claro, estamos completamente disponíveis e empenhadíssimos em colaborar a 100 por cento", diz a diretora do agrupamento. 
"Porque hoje mais que nunca a humanidade precisa de se tornar mais humana, ajude nos a ajudar quem mais precisa. Faça um donativo. Contribua para esta causa. Vamos ensinar sendo o melhor exemplo de nós próprios em empatia, resiliência e solidariedade", conclui Maria Pena. 

Comentários