Palmela apoia bombeiros do concelho em mais de meio milhão de euros

Grupos de bombeiros permanentes e equipas de intervenção permanente avançam no Pinhal Novo, Palmela e Águas de Moura 

A Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, na reunião pública, os protocolos de apoio ao funcionamento dos Grupos de Bombeiros Permanentes, a celebrar com as Associações Humanitárias de Bombeiros do Concelho, relativos a 2022. Os protocolos prevêem a "atribuição de uma comparticipação municipal no valor global de 390 mil 846 euros, às Associações Humanitárias dos Bombeiros de Palmela, dos Bombeiros de Pinhal Novo e dos Bombeiros Mistos de Águas de Moura", sublinha a autarquia. Cada associação "recebe um apoio de 130 mil 282 euros, para o financiamento de oito elementos por cada corporação, num total de 24, mantendo a mesma composição e valores dos protocolos referentes a 2021", refere o município. 
Autarquia financia equipas de intervenção permanente 

Foi igualmente aprovada a comparticipação do funcionamento das Equipas de Intervenção Permanente, compostas por cinco elementos, sendo a sua remuneração e outros encargos associados, suportados em partes iguais entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Câmara Municipal, de acordo com os protocolos celebrados entre estas entidades e os corpos de bombeiros beneficiados, num total de 102 mil 775 euros.
Por último, foi aprovada a comparticipação nos custos dos seguros das viaturas de emergência, de acordo com a listagem a remeter pelas Associações até ao final de Junho.
Recorde-se que o Município de Palmela foi "percursor no desenvolvimento de parcerias e apoios às Associações de Bombeiros do Concelho, através da criação de instrumentos que permitiram, nos últimos anos, dotar os corpos de bombeiros de meios adequados e de prontidão na prestação do socorro", conta a Câmara Municipal em comunicado. 
Os Grupos de Bombeiros Permanentes, são grupos de bombeiros em regime de permanência, com capacidade de resposta ao minuto, durante as 24 horas do dia. "A sua criação permitiu um reforço da capacidade de intervenção das corporações, contribuindo decisivamente para a melhoria das condições de segurança das populações", conclui o município. 

Comentários