Pavilhão da Secundária de Palmela é mesmo para avançar e terá investimento de dois milhões

Município decidiu assumir “parte de leão” do investimento que ultrapassa os dois milhões de euros

A Câmara de Palmela, aprovou, por unanimidade, na reunião pública de 19 de Janeiro, a abertura de procedimento por concurso público, para a realização da empreitada de Construção do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Palmela, com um preço base de 2,148 milhões de euros, dos quais 625 mil euros vem do governo. "A concretização desta obra surge na sequência das diligências e reivindicações das autarquias e da população, depois do anterior pavilhão ter sido demolido por problemas estruturais", disse a autarquia de Palmela em comunicado enviado à ADN- Agência de Notícias.  O município encetou negociações com o Ministério da Educação para a partilha de responsabilidades e encargos, procurando acelerar e fazer parte da solução, à semelhança de outras situações. No entanto, diz a autarquia, "as soluções preconizadas pela tutela ficaram sempre muito aquém das necessidades da comunidade escolar". 
Autarquia avança com capitais próprios para ter pavilhão 

“Depois de longos anos de reivindicações da população e das autarquias por um pavilhão para a escola, que garantisse a componente curricular de Educação Física, após o anterior ter sido demolido por problemas estruturais, o município encetou negociações com o Ministério da Educação para a partilha de responsabilidades e encargos, procurando acelerar e fazer parte da solução”, recorda a autarquia. Só que, adianta, “as soluções preconizadas pela tutela ficaram sempre muito aquém das necessidades daquela comunidade escolar”. 
Face à intransigência do governo em custear em 50 por cento um projeto mais completo, a Câmara explica que “decidiu não aguardar mais nem baixar o nível de exigência, assumindo assim quer o projeto quer a ‘parte de leão’ do investimento, que será superior a dois milhões de euros, para responder a uma responsabilidade do Governo”.
Em 2015, a Câmara Municipal apresentou uma proposta concreta de comparticipação do equipamento que veio a resultar na celebração do Contrato-Programa com o Ministério da Educação, em Julho do ano passado e que determina que seja a Câmara de Palmela "a realizar a obra, com a comparticipação de 625 mil euros por parte do Ministério da Educação".  
O pavilhão será de uso misto, para a escola e para a comunidade, e inclui uma área desportiva de 45 x 25m, quatro balneários para equipas, dois balneários para docentes e árbitros com espaço para secretaria adjacente, um gabinete e sala de reuniões para docentes, cinco arrecadações, posto médico, um ginásio de apoio à Secundária e vários gabinetes e salas.

Comentários