Comissão de proteção de crianças combate absentismo escolar no Montijo

Projeto para implementar estratégias que diminuam as situações de absentismo e abandono escolar

Com o objetivo de “implementar estratégias que diminuam as situações de absentismo e abandono escolar”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo celebrou um protocolo de colaboração com o agrupamento de escolas local e o Alto Comissariado para as Migrações. As ações a implementar pretendem, "valorizar a aprendizagem e percurso escolar através da participação de jovens alunos, neste que é um projeto de combate ao absentismo e abandono escolar", diz a Câmara do Montijo. De acordo com a autarquia, o projeto "criará também sinergias e ferramentas tendo como base a promoção do percurso escolar", mas também a "valoração da história e cultura" de uma etnia. 
Concelho quer combater absentismo escolar 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo celebrou um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas do Montijo e o Alto Comissariado para as Migrações, de forma "a implementar estratégias que diminuam as situações de absentismo e abandono escolar que envolvem os jovens de etnia cigana que frequentam o Agrupamento de Escolas do Montijo, valorizando assim a aprendizagem e percurso escolar das mesmas e participando no projeto de combate ao absentismo e ao abandono escolar destes alunos", conta a Câmara do Montijo em comunicado. 
"Este projeto criará também sinergias e ferramentas tendo como base a promoção do percurso escolar e valoração da história e cultura cigana", explica o comunicado. 
Ao longo deste ano letivo "irão ser realizadas atividades e ações de formação sobre história e cultura cigana para docentes e não docente, bem como a formação de mediadores que possam ser elementos de referência junto da comunidade cigana", explica a autarquia do Montijo. 
A assinatura da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo, Ana Barrocas, da Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, da Diretora do Agrupamento de Escolas do Montijo, Alexandra Caeiro, além do executivo camarário. 

Agência de Notícias com Câmara do Montijo 

Comentários