"Setúbal celebra cidade moderna", diz a presidente da autarquia sadina

Dores Meira lembra investimentos municipais estruturantes na modernização do concelho 

A transformação ocorrida em Setúbal nos últimos anos, resultado de investimentos municipais estruturantes na modernização do concelho, foi destacada nas comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro. Na sessão solene evocativa do feriado municipal, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi, a presidente da Câmara de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou o trabalho dedicado a qualificar “intensamente um concelho de que hoje todos se orgulham”. Da regeneração urbana à mobilidade, da criação de condições para o desenvolvimento das atividades económicas à reabilitação e valorização do património cultural, a transformação operada nos últimos anos abrange diversas áreas, afirmou a autarca, e permitiu “assegurar um melhor futuro para a cidade e para o concelho”, sublinhou a autarca que está, 15 anos depois, a cumprir os últimos dias como chefe do governo da cidade. 
Cidade esteve esta quarta-feira em festa no dia de Bocage 

A resolução de “problemas que eram considerados insolúveis”, entre os quais a reabilitação do Fórum Municipal Luísa Todi e do Convento de Jesus, foi acentuada pela autarca.
Maria das Dores Meira apontou, igualmente, a aposta na valorização da cultura, com a criação de novos equipamentos, como a Casa da Cultura, a Galeria Municipal do Banco de Portugal e A Gráfica – Centro de Criação Artística, e a requalificação de outros, como a Casa do Corpo Santo e o Museu do Trabalho Michel Giacometti.
A criação de condições para a prática desportiva, a reabilitação dos edifícios municipais e a instalação de serviços em novos edifícios e os projetos de cidadania participada, que “transformaram a vida das populações da Bela Vista e dos bairros do Grito do Povo e dos Pescadores”, também foram destacados.
Maria das Dores Meira invocou também a aposta em investimentos estruturantes, como Interface de Transportes de Setúbal, a inaugurar, nesta quinta-feira, na Praça do Brasil, e a criação de bacias de retenção naquele que vai ser o futuro Parque Urbano da Várzea.
Da transformação da cidade faz ainda parte a reabilitação da frente ribeirinha e a revitalização da Baixa de Setúbal e da avenida Luísa Todi, indicou, duas zonas que “têm hoje enorme procura e atividade económica e turística geradora de emprego”.
Nesta matéria, é de salientar que, de acordo com os mais recentes dados estatísticos, o ganho médio mensal no concelho de Setúbal, em 2018, era já superior em 14 euros à média nacional, com um rendimento médio por pessoa de 1181 face aos 1167 no país, e o poder de compra per capita no concelho, em 2017, também era superior à media nacional.
As estatísticas do Instituto de Emprego e Formação Profissional indicam que, em Julho de 2021, mês a que reportam os mais recentes números oficiais disponíveis, o número de desempregados no concelho era de 4768, quando no período homólogo em 2020 esse número era de 5240.
“Claro que, enquanto houver um desempregado, teremos de continuar a trabalhar para anular essa realidade. Esse foi o compromisso que sempre assumimos”, garantiu a autarca sem explicar, no entanto, qual foi o papel da Câmara Municipal quer no poder de compra quer na criação de emprego no concelho. 

Protocolos com municípios franceses e inauguração de novos espaços da cidade
Animação cultural prolonga-se até final do mês 
A sessão solene de comemoração do Dia de Bocage e da Cidade contou com a assinatura de dois protocolos que permitem reforçar a cooperação entre o município de Setúbal e os municípios de Nanterre e de Bobigny, em França.
O protocolo de colaboração formalizado com a autarquia de Nanterre, representada na sessão solene pela vice-presidente Zahra Boudjemaï, dá seguimento a um trabalho de parceria iniciado em 2018.
O acordo visa o desenvolvimento de um vasto leque de ações e projetos nas áreas da saúde, inclusão e direitos sociais, democracia participativa, juventude, desporto, cultura e desenvolvimento económico.
“Com a aproximação das populações das duas cidades vamos fazer um trabalho de cooperação muito forte”, sublinhou Zahra Boudjemaï.
Com Bobigny, município francês representado pelo presidente Abdel Sadi, foi celebrado um protocolo de intenções que reforça a cooperação desenvolvida entre 2003 e 2013 entre os dois municípios.
Este trabalho consistiu, sobretudo, na visita e participação em reuniões com a população nos bairros multiculturais de Bobigny, o que permitiu uma partilha de conhecimentos útil para o desenvolvimento do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, em execução na zona da Bela Vista.
Abdel Sadi espera que este protocolo seja “muito vantajoso para as duas cidades e que seja aproveitado para retirar aprendizagens em áreas como desporto, juventude, cultura e igualdade e género”.
A sessão solene do Dia de Bocage e da Cidade culminou com uma homenagem a perto de cinco dezenas de trabalhadores que se aposentaram no último ano na Câmara  de Setúbal.
O 15 de Setembro incluiu ainda inaugurações de algumas novas instalações, designadamente o Polo Social e Cultural da Freguesia do Sado, o novo e moderno espaço do Arquivo Municipal de Setúbal e as obras de requalificação do Estádio do Bonfim promovidas pelo município, incluindo novas lojas.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 


Comentários