Fábrica de Palmela recusa dar aumentos em 2021

Trabalhadores propunham aumento de cinco por cento. Proposta da administração foi rejeitada

A direção da Autoeuropa, em Palmela, enviou uma proposta aos trabalhadores onde propõe zero aumentos para este ano e indexados à inflação nos próximos dois anos, conversão de 50 por cento dos prémios por objetivos em banco de horas e adiamento do pagamento dos downdays (dias de não produção) para 2024. A administração também propôs o pagamento de um prémio de 200 euros a todos os trabalhadores. O Site-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, acusou já a Autoeuropa de apresentar uma “contraproposta vergonhosa”, com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores. A proposta da Comissão de Trabalhadores era de um aumento de cinco por cento, com um mínimo de 50 euros.
Trabalhadores querem aumentos de cinco por cento

A proposta da direção da Autoeuropa, conhecida quarta-feira passada, foi considerada “uma declaração de guerra”. Este acordo a três anos surge depois de 2020 ter sido considerado o terceiro melhor ano de sempre da fábrica da Volkswagen em Palmela e foi a única fábrica que manteve a produção em ano de pandemia. 
Para os trabalhadores trata-se de “uma afronta” que não visa apenas os rendimentos, mas as próprias condições de trabalho. A administração contrapõe com os aumentos salariais de 2,3 por cento atribuído em Dezembro,
A Comissão de Trabalhadores garantiu aos funcionários já ter rejeitado “esta perda de rendimentos e direitos tendo entregado uma nova contraproposta”. 
A proposta da Comissão era de um aumento de cinco por cento, com um mínimo de 50 euros.
O Site-Sul, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul, acusou hoje a Autoeuropa de apresentar uma “contraproposta vergonhosa”, com redução de rendimentos e regalias, em resposta às reivindicações dos trabalhadores.
“Num ano em que a própria administração, através do diretor geral pela comunicação social, considerou 2020 como o terceiro melhor de sempre da Volkswagen Autoeuropa, apresenta agora uma contraproposta às reivindicações dos trabalhadores no mínimo vergonhosa”, refere-se em comunicado divulgado pelo sindicato.
A Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa também rejeitou as propostas apresentadas pela administração da fábrica de automóveis de Palmela, mas o Site-Sul considera que esta tomada de posição da administração sobre salários, direitos e condições de trabalho, constituiu “uma afronta e um ataque aos trabalhadores sem precedentes nos últimos anos”.
O comunicado revela ainda que está marcada para dia 21 de Abril uma reunião com a administração da empresa e apela à união e à firmeza dos trabalhadores na defesa dos seus direitos.
A agência Lusa tentou ouvir a administração da Autoeuropa mas não foi possível.

Comentários