Fibrocimento sai da cobertura de escolas de Setúbal

Escolas do concelho quase limpas de amianto 

A operação de substituição da cobertura em fibrocimento da Escola Básica das Amoreiras começou no dia 16 de Março, no âmbito de um processo liderado pela Câmara de Setúbal, em fase final de execução, que inclui intervenções em cinco estabelecimentos, alguns geridas pelo Estado. Os trabalhos de remoção da antiga cobertura em fibrocimento da Escola Básica das Amoreiras começaram nesta terça-festa, a que se segue, nos próximos dias, a instalação da nova estrutura e a execução de pequenas reparações, num processo com a duração prevista de duas semanas. O processo já está quase concluído na Secundária D. Manuel Martins, na Escola Básica de Azeitão e na Escola Básica de Santa Maria. Na Escola Básica de Aranguez, as obras só arrancam no verão. 
Obras decorrem em várias escolas do concelho

Durante este período, as aulas do 1.º ciclo do ensino básico, que recomeçaram no dia 15 de Março em regime presencial, decorrem na escola sede do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, EB du Bocage.
As intervenções de substituição de coberturas com materiais em amianto que ainda existiam em algumas escolas do concelho, financiadas a 100 por cento por fundos comunitários, no âmbito de despacho governamental, "abrangem as escolas básicas de Aranguez e Azeitão e a Escola Secundária D. Manuel Martins, da tutela do Estado, e as escolas básicas de 1.º ciclo de Santa Maria e das Amoreiras, estabelecimentos da responsabilidade da autarquia", explica a Câmara de Setúbal. 
Os trabalhos na Secundária D. Manuel Martins, na Escola Básica de Azeitão e na Escola Básica de Santa Maria, diz ainda a autarquia, "já se encontram em fase de conclusão, faltando apenas algumas pequenas reparações relacionadas com a substituição da cobertura". 
Na Escola Básica de Aranguez, por se tratar de um edifício com uma extensa área de intervenção, o que motiva uma operação mais demorada, as obras decorrem nas férias letivas de verão.
Com estas intervenções, "completa-se a remoção das coberturas de fibrocimento em todos os edifícios escolares do concelho de Setúbal, depois de o município, no âmbito deste processo, já haver substituído as coberturas das escolas do 1.º ciclo dos Arcos, de São Gabriel, do Monte Belo, da Azeda e do Peixe Frito", conclui a autarquia. 

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários