Palacete dos Condes de Sampayo em Alhos Vedros vai ser restaurado

Moita investe mais de 800 mil euros para construir museu municipal na vila

O Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, vai ser restaurado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, com um valor estimado de execução de 840 mil 360 euros, para a obra "histórica" da vila do concelho da Moita. Com esta recuperação o edifício será convertido “numa estrutura museológica municipal que integrará a Rede Portuguesa de Museus”, refere a autarquia em comunicado enviado à ADN-Agência de Notícias. A obra foi aprovada em reunião do executivo. A "intervenção de conservação e restauro no edifício do Palacete, em Alhos Vedros, terá um prazo de execução de 365 dias", diz a autarquia da Moita. 
Antigo palacete vai ser museu em Alhos Vedros  

O Palacete dos Condes de Sampayo, em Alhos Vedros, na Moita, vai ser restaurado. Trata-se de um edifício histórico contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros, revela a Câmara da Moita em comunicado.
Segundo a autarquia, foi aprovado o “projeto de execução referente à ‘Intervenção de Conservação e Restauro do Palacete dos Condes de Sampayo – 1ª fase’”. “Este projeto tem por principal objetivo a intervenção faseada no edifício histórico, como forma de travar o processo de deterioração em termos estruturais, na perspetiva da sua futura inclusão numa estrutura museológica municipal que o Município da Moita pretende integrar na Rede Portuguesa de Museus”, lê-se no documento.
O município adianta que tratando-se do edifício contíguo ao Moinho de Maré de Alhos Vedros, a intervenção irá também “ampliar as valências multifuncionais do moinho, de modo a que o conjunto edificado possa assumir-se como um polo dinamizador do Largo do Descarregador e da vila de Alhos Vedros, fomentando uma utilização plena do espaço envolvente e criando, assim, um foco de interesse e atração”.
Trata-se de uma intervenção que se insere no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano no domínio da Regeneração Urbana.

Agência de Notícias

Comentários