Alcochete apoia alunos carenciados do concelho

Câmara oferece refeições e equipamentos para aulas à distância a alunos do concelho

A Câmara de Alcochete, através da vereadora da Educação, Maria de Fátima Soares, prestou informações sobre o funcionamento das escolas no contexto da pandemia, nomeadamente no que diz respeito ao fornecimento de refeições aos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo e os apoios quanto aos recursos informáticos para o ensino à distância em todos os níveis de ensino. A autarca informou que, durante as duas semanas de suspensão das aulas, o município "entregou gratuitamente ao domicílio cerca de 100 refeições diárias, compostas por lanche e almoço (sopa, prato e fruta), aos alunos dos escalões A e B do pré-escolar e 1.º ciclo", sendo de salientar  ainda que a Câmara de Alcochete, "isentou os alunos do escalão B do pagamento de 50 por cento da refeição até ao final deste ano letivo", sublinhou Maria de Fátima Soares. A autarquia disponibiliza equipamentos aos alunos e escolas do concelho. 

Regresso à escola ainda sem data 


A autarca disse ainda que as referidas refeições foram "reforçadas para apoiar as famílias e que a todo o momento estas podem solicitar ao setor de Educação da autarquia o apoio alimentar para os seus educandos com Ação Social Escolar". 
De salientar que no período de interrupção letiva do Natal a Câmara Municipal assegurou, nos dias 21, 22 e 23 de Dezembro, o fornecimento da refeição escolar a 39 alunos dos escalões A e B, em regime de take-away, e que, no dia 23 de dezembro, foram entregues 53 cabazes de Natal aos alunos que beneficiaram das refeições take-away, com escalão da ASE e aos que frequentaram os serviços das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) e da Componente de Apoio à Família (CAF).
De referir que no primeiro confinamento, ou seja, de 23 de Março a 31 de Maio de 2020, foram fornecidas 1.760 refeições, em regime de entrega ao domicílio, aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, beneficiários dos escalões A e B, cujos encarregados de educação responderam positivamente a este serviço. 
Após a abertura do pré-escolar, de 1 de Junho até ao final do ano letivo, a autarquia continuou a prestar "apoio alimentar aos alunos beneficiários dos referidos escalões, período em que foram fornecidas cerca de 33 refeições diárias, em regime de take-away". 

Autarquia disponibiliza equipamentos aos alunos e escolas 
Autarquia continua a levar alimentação escolar a casa
Sobre os recursos digitais pedagógicos e sociais para o ensino à distância, que teve inicio nesta segunda-feira, a autarca referiu que o Plano de Ensino à Distância do Agrupamento de Escolas de Alcochete "não requer validação por parte da autarquia", mas que esta se disponibilizou para fazer parte do projeto, sendo que a sua implementação passa pela colaboração entre as várias entidades parceiras, quer a própria autarquia, quer as associações de pais, juntas de freguesia, toda a comunidade escolar.
De acordo com a vereadora da Educação, nesta fase de ensino à distância , o município disponibilizou os recursos humanos e técnicos para desenvolver conteúdos pedagógicos e dinamizar aulas síncronas no âmbito do Programa 1.º Salto para os alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, ou seja, “disponibilizamos os nossos professores de Educação Física e de Expressão Físico-Motora para darem as aulas em direto no horário que têm definido”, disse Maria de Fátima Soares.
A autarca adiantou também que o município “disponibilizou a continuidade do Programa “A Música vai à Escola”, também na modalidade síncrona, no âmbito da parceria com o Conservatório Regional de Artes do Montijo” e que, à semelhança do que aconteceu no primeiro confinamento, “também disponibiliza apoio logístico na entrega e recolha de materiais pedagógicos e de apoio à aprendizagem aos alunos das zonas rurais”.
A vereadora da Educação referiu que a autarquia já entregou às escolas do concelho 30 câmaras, 30 auscultadores e oito computadores portáteis, sendo que estão ainda na posse da Autarquia 12 computadores e 20 tablets.
Em relação à disponibilização de computadores por parte do Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas de Alcochete informou o município de que, no início do ano letivo, foram reportados à DGESTE 414 alunos do escalão A e B, desde o 1º Ciclo ao Secundário com necessidade de computador e que até à presente data foram recebidos e distribuídos computadores a 298 alunos, sendo de "salientar que 100 por cento dos alunos do escalão A e B do ensino secundário já têm computador. Foram ainda entregues computadores a 152 alunos com Ação Social Escolar a frequentar os 2.º e 3.º Ciclos e a 92 alunos do 1.º Ciclo, tendo-se aqui dado prioridade aos alunos com escalão A". 

Agência de Notícias com Câmara de Alcochete 
www.adn-agenciadenoticias.com

Comentários