Há música, dança e sessões de cinema em Almada

Ano começa com muita cultura para mexer com a cidade

Janeiro é mês de recomeços e regressos, e o município de Almada quer voltar a fazer mexer a cidade. Ao longo do mês de Janeiro, e já a partir desta quarta-feira dia 6, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça será cenário de cinema, música e dança. A iniciativa decorre ao longo de todo este mês. Todas as quartas haverá sessões de cinema no Auditório, sempre às oito e meia da noite.  A programação inclui também momentos de performance e o primeiro acontece dia 23, com a 1.ª Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada.

A programação é vasta e arranca com o grande ecrã em destaque com sessões de cinema a decorrer todas as quartas do mês, às 20h30. A primeira sessão acontece esta quarta, dia em será projetado o filme Mulher em Guerra, de Benedikt Erlingsson, vencedor da 12.ª edição do Prémio de Cinema Lux. 
Na semana seguinte, a 13, o cinema regressa com Comportem-se como Adultos, de Costa-Gavras, uma película que retrata a dramatização do processo negocial entre a Grécia e a União Europeia durante a crise financeira de 2015.
No dia 20, os ecrãs voltam a iluminar-se com As Cinzas Brancas Mais Puras, de Jia Zhangke, uma história sobre crime, lealdade e amor. 
A última sessão de cinema acontece a 27 e passa o filme O que Arde, de Oliver Laxe, que retrata a simplicidade de uma vida que tragicamente é devastada depois por um incêndio. 
Autarquia lança Mostra Internacional de Artes Performativas
Artes Performativas no final do mês
A programação inclui também momentos de performance e o primeiro acontece dia 23, com a 1.ª Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada. Blanc, às 19 horas. A entrada custa seis euros é um espetáculo de Vania Vaneau, e é uma autêntica investigação sobre transe e transformação. 
A mesma mostra traz ainda ao palco do Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça Coin Operated, da dupla Jonas & Lander, uma performance que demonstra as relações entre o homem e o cavalo, um diálogo com o público que tem um papel ativo na peça que decorre dia 30, às 16 e 18 horas e a entrada é gratuita. 
Além disso, haverá ainda um concerto no dia 29, Cantigas de Maio, que homenageia os grandes autores que criaram teias musicais e de partilha assumindo a referência de José Afonso, como é o caso de Fausto Bordalo Dias, Vitorino Salomé, Sérgio Godinho, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira. O concerto conta com Bernardo Moreira (contrabaixo), Ricardo J. Dias (piano), André Santos (cordofones) e João Neves (voz). Será às 20h30 e a entrada custa seis euros. 

Comentários