Esta semana já morreram 69 pessoas com covid em Setúbal. Hospital já não tem vagas

Hospital tem todas as camas covid ocupadas e há 4004 casos ativos no concelho 

Setúbal vive, por esta altura o pior momento da pandemia. São mais de oito mil e 400 casos acumulados desde Março de 2020 até esta terça-feira, quando até 31 de Dezembro eram menos de quatro mil. Quanto aos óbitos, entre domingo e a noite de quarta-feira faleceram 69 pessoas com a infeção. Há neste momento 4004 casos ativos no concelho o que aumenta a pressão sobre o hospital de São Bernardo, que ainda recebe doentes de Palmela e Sesimbra. O Centro Hospitalar de Setúbal tinha nesta quarta-feira 214 doentes covid-19 internados, 18 dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos, o "que significa que está a utilizar toda a capacidade instalada para doentes infetados com o novo coronavirus", revelou aquela instituição hospitalar. 
Hospital já não tem mais camas para doentes covid

Em comunicado, o centro hospitalar, que inclui os hospitais de São Bernardo e do Outão, adianta que tem neste momento um total de 214 camas dedicadas a doentes infetados por SARS-COV-2, das quais 18 são para doentes com necessidade de cuidados intensivos.
O Centro Hospitalar de Setúbal salienta ainda que, a par do tratamento de doentes covid, continua a assegurar a "prestação de cuidados a doentes não covid em situação urgente, emergente, prioritário e inadiável, quer na vertente cirúrgica, de internamento ou ambulatório, em todas as áreas de especialidades médicas, cirúrgicas e também nas da mulher e criança, oncológica e psiquiátrica".
Além das 214 camas para doentes covid, o Centro Hospitalar de Setúbal "tem, neste momento, mais 149 camas disponíveis para doentes não covid, com uma taxa de ocupação superior a 90 por cento", acrescenta o comunicado do hospital. 
Os doentes infetados com o vírus da pandemia covid-19 estão todos no Hospital de São Bernardo, dado que o Hospital Ortopédico Sant'Iago do Outão, com 87 camas, é um hospital não covid. O hospital de Setúbal é a unidade de saúde de referência também dos concelhos de Palmela e Sesimbra, onde os casos também têm subido em flecha neste inicio de ano. 
O Centro Hospitalar de Setúbal salienta ainda que "tem vindo a adaptar-se progressivamente para melhorar a resposta a doentes covid e não covid", e reconhece que este compromisso "só tem sido possível pela dedicação inexcedível de todos os seus profissionais".

Descontrole no Natal e Ano Novo 
Acessos fechados às praias do concelho
No verão passado, o coordenador da proteção civil culpava os ajuntamentos de jovens em praias e jardins pela disseminação do vírus no concelho. Hoje, José Luís Bucho culpa as celebrações do Natal e passagem de ano pelo aumento brutal dos números da pandemia. 
"Pela análise dos gráficos, o aumento deveu-se aos ajuntamentos de 20, 30 pessoas em casas durante o Natal e passagem de ano sem que fossem acauteladas as medidas de segurança da Direção-Geral da Saúde", lamenta.
José Luís Bucho apela ao cumprimento do confinamento obrigatório e do distanciamento físico entre as pessoas para redução dos números de infetados que levaram a que o hospital, em coordenação com o INEM, aumentasse a Área Dedicada para Doentes Respiratórios, na semana passada.
A zona ribeirinha da cidade de Setúbal, assim como as vias de acessos às praias da Arrábida, estão interditadas a toda a circulação rodoviária e pedonal.
Uma das limitações de circulação verifica-se na antiga EN 379-1, concretamente no troço compreendido entre a EN 379-1 (parte de cima da Serra da Arrábida/Pinheiro) e a EN 10-4 (Gávea), assim como na estrada de acesso à Praia de Albarquel.
Além do encerramento das estradas de acesso às praias da Arrábida a todos os peões e a qualquer tipo de veículo, a medida condiciona a circulação na zona ribeirinha da cidade, nas avenidas Jaime Rebelo e José Mourinho, no troço entre a Rotunda das Sardinhas e o Parque Urbano da Albarquel.
O condicionamento verifica-se também em todas as vias de ligação àquele troço, nomeadamente ruas Engenheiro Ferreira da Cunha, Teotónio Banha, que mantém o acesso aos ferries, Cláudio Lagrange, Ocidental do Mercado, Trabalhadores do Mar, Praia da Saúde e do Gaz e travessas das Fábricas, do Sado e Casa da Saúde.

Comentários