Almada proíbe pessoas nas praias, paredões e jardins do concelho

Autarquia interdita acesso ao paredão da Costa de Caparica, frente ribeirinha do Ginjal e parque da Paz

Com a pandemia no pior momento de sempre, com o fecho de todas as escolas, nesta sexta-feira, a Câmara de Almada, que é um dos concelhos de risco extremamente elevado de contágio, adotou novas medidas para a redução do risco de exposição ao vírus da covid-19. A proibição de permanência em parques, jardins, espaços verdes e outros espaços de lazer situados no concelho, em particular no Parque da Paz e no Parque Urbano da Costa de Caparica e a interdição do paredão e das respetivas praias anexas da frente urbana da Costa de Caparica, entre a Praia do Norte e a Nova Praia, são alguns dos lugares "interditos" pela autarquia. Ao inverso, continuam a funcionar o Espaço de Acolhimento noturno para pessoas em situação de sem abrigo no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro tal como a linha de Apoio Almada Próxima. 
Acesso interdito a quem quiser passear nos locais de lazer 

A Câmara  de Almada decidiu interditar o acesso ao paredão e praias da frente urbana da Costa de Caparica entre a Praia do Norte e a Praia Nova, com o objetivo de reduzir o “risco de exposição e eventual contágio” por covid-19. 
O anúncio foi feito esta quinta-feira pela autarquia, que adotou um conjunto de medidas de caráter excecional motivadas pela evolução da pandemia.
Além do acesso às praias, o município decidiu ainda "proibir a permanência nos parques, jardins, espaços verdes e outros espaços de lazer do concelho", com destaque para o "Parque da Paz e o Parque Urbano da Costa de Caparica", conta a autarquia em comunicado. 
De igual forma, também a circulação na "frente ribeirinha do Ginjal, desde o terminal fluvial de Cacilhas até ao elevador panorâmico Boca do Vento será interdita", refere ainda a nota do município. 
Tal como aconteceu durante o período de confinamento que decorreu entre Março e Abril do ano passado, a Câmara de Almada anunciou ainda que vai proceder à "vedação dos bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos destinados à prática desportiva". 
O processo será feito em articulação com as juntas de freguesia, Proteção Civil e outros serviços municipais.
Também os parques e lugares de estacionamento automóvel das praias urbanas da Costa de Caparica, do Parque Urbano da Costa e do Parque da Paz passam a estar interditos.
Ao inverso, continuam a funcionar o Espaço de Acolhimento noturno para pessoas em situação de sem abrigo no Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro, com capacidade de acolhimento 25 pessoas, no âmbito do plano de emergência covid-19, criado em Março de 2020. 
Este plano, que contempla, "cabazes de alimentos, medicamentos mediante receita médica ou para alívio da sintomatologia covid, dogwalking e encaminhamento para apoio psicológico à distancia (Linha Nacional), medidas para salvaguardar situações de emergência (em complemento das demais medidas acionadas por entidades parceiras no Conselho Local de Ação Social", explica a autarquia. 
A execução do Plano Almada Solidária, com o objetivo de reforçar o apoio aos cidadãos que se encontrem em situação de vulnerabilidade e fragilidade económica, medida que não decorre da pandemia, mas reforçada nesse âmbito", também se mantêm ativos.  Os contatos podem ser feitos pela linha de Apoio Almada Próxima (800 10 20 40). 
Lembre-se que a taxa de incidência de covid-19 no concelho de Almada subiu de 589 para 983 por cada 100 mil habitantes. Desta forma, Almada sobe para o nível de risco de contágio considerado “extremamente elevado”, revela o boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira pela Direção-Geral de Saúde. 

Agência de Notícias com Câmara de Almada 

Comentários