Covid em 18 escolas de Setúbal, Almada, Sesimbra, Palmela e Seixal

Aumento de casos nas escolas preocupa comunidade escolar do distrito 

A mais recente atualização do mapa elaborado pela Federação Nacional dos Professores sobre as escolas com casos de covid-19 aponta para um total de 427 estabelecimentos de ensino. Na lista há 18 escolas do distrito de Setúbal com casos confirmados de infetados. Setúbal [seis escolas] e Almada [cinco escolas] são neste momento os casos mais "problemáticos" da região. Sesimbra [três], Palmela e Seixal, com registo da doença em duas escolas de cada concelho. Segundo o dirigente da Federação Nacional dos Professores “podermos voltar a assistir ao fecho de estabelecimentos e ao regresso das aulas online”. Algo que, afirma, “a acontecer não será de modo generalizado, mas seletivo”. De momento há turmas inteiras e professores, em casa por causa da infeção. 
Covid já chegou a 18 escolas do distrito de Setúbal 

A lista de escolas em que se verificaram casos de covid-19 não para de crescer, na grande maioria destas mantendo-se casos ativos. Com a pandemia a somar "recordes" todos os dias na população, as escolas seguem na mesma linha e, nas últimas semanas, os casos de covid-19 quase que triplicaram e, dizem os especialistas, a tendência é "de crescimento" da infeção na comunidade escolar. 
Fenprof acusa o Ministério da Educação de "esconder a informação solicitada" e critica que os procedimentos variem "muito de escola para escola" e que testes "continuem a não ser opção generalizada".
Neste momento há “turmas inteiras em casa” e, caso a situação se agrave, algumas escolas podem mesmo encerrar, face ritmo acelerado de novos contágios. De acordo com os professores a situação pode tornar-se “incontrolável”, já que, em muitas situações “não é possível cumprir muitas das recomendações da Direção-geral da Saúde” em meio escolar.
Pelas contas da Federação Nacional dos Professores há 18 escolas com casos positivos identificados. No entanto, é possível que hajam outras escolas com alunos, professores ou funcionários doentes. 
“São números que não surpreendem e podemos estar perante algo muito mais complicado a curto prazo. Em breve será mais fácil fazer a lista das escolas sem covid-19”, conta o responsável da Federação Nacional dos Professores na região. 
Segundo a lista que a Federação Nacional dos Professores tem atualizado diariamente, há 18 escolas dos concelhos de Setúbal, Almada, Sesimbra, Seixal e Palmela com casos confirmados entre alunos, professores ou funcionários. O número representa mais de 13 por cento dos estabelecimentos básicos e secundários do distrito, que no conjunto conta com 120 escolas. 

As 18 escolas com casos positivos 
Segundo o dirigente da Federação Nacional dos Professores “podermos voltar a assistir ao fecho de estabelecimentos e ao regresso das aulas online”. Algo que, afirma, “a acontecer não será de modo generalizado, mas seletivo”. De momento há turmas inteiras e professores, em casa por causa da infeção. 
Isso já aconteceu na Secundária D. João II, em Setúbal, onde uma aluna testou positivo, levando três turmas do 12º ano e quatro docentes a cumprir quarentena. Em Setúbal, aliás, há mais cinco escolas a braços com a covid-19: EB1 Brejoeira; Escola Básica N.º3 de Setúbal; Escola Sebastião da Gama; Escola Secundária du Bocage e EB 2.3 de Azeitão.
Em Almada, segundo os professores, há casos confirmados na Secundária Anselmo de Andrade, EB 2.3 António da Costa, Secundária de Cacilhas, EB1 Vale Flores, no Feijó, e Secundária António Gedeão, no Laranjeiro.
Em Sesimbra foram detetadas infeções na Escola Básica 2+3 Navegador Rodrigues Soromenho, no centro de Sesimbra, e a Escola Básica de Sampaio e a Escola Secundária de Sampaio. Entre os infetados estão alunos, funcionários e professores. 
Em Palmela, por sua vez, duas escolas já registaram casos positivos. Na Secundária de Palmela, que já se viu obrigada a enviar para casa turmas do 11.º e 12.º anos, e a EB 2.3 José Maria dos Santos, no Pinhal Novo, com alunos e professores em quarentena. 
No Seixal contam-se ainda casos registados nas escolas secundária José Afonso e na EB dos Redondos, em Fernão Ferro, onde também há professores e alunos em casa.
“Face à falta de resposta do Ministério da Educação e ao reduzido número de casos assinalado pela Direção-Geral da Saúde, a Fenprof decidiu divulgar a lista que tem em sua posse, a qual será atualizada sempre que sejam reportados e confirmados novos casos”.
A Fenprof vai continuar a atualizar esta lista sempre que sejam reportados e confirmados novos casos. Desta lista constam escolas em que se registaram casos de covid-19, independentemente de se encontrarem ou não ativos.
A federação emitiu entretanto uma nota para esclarecer que alguns professores e também pais têm contactado a Fenprof informando que a lista tornada pública está incompleta, enviando o nome de outras escolas onde também se registam casos de covid-19, muitas no distrito de Setúbal. 



Comentários