Ações apelam a mobilidade sustentável em Setúbal

Cidade junta-se ao programa do Dia Europeu Sem Carros na terça-feira

A pandemia do novo coronavírus, dizem os especialistas, reduziu a circulação automóvel nas cidades. Nas suas deslocações diárias, as populações passaram a optar por ir a pé ou de bicicleta. Resultado: os níveis de poluição baixaram drasticamente nos últimos meses um pouco por todo o mundo. Mas ainda pode melhorar. Para sensibilizar a sociedade para a necessidade de adotar modos de mobilidade ambientalmente mais limpos e transportes urbanos sustentáveis, vem aí o Dia Europeu Sem Carros. Este ano, a iniciativa que decorre nesta terça-feira, conta com a participação de 22 municípios portugueses incluindo Setúbal. A cidade associa-se à iniciativa com duas ações no dia 22. Uma delas é o encerramento da Praça de Bocage ao trânsito automóvel, entre as 8 e as 17 horas, com o objetivo de "facilitar a circulação de peões no espaço público", diz a autarquia sadina em comunicado.
Setúbal incentiva uso da bicicleta na cidade 

A redução das emissões de carbono e os efeitos da pandemia covid-19 na mobilidade urbana são assuntos em análise na Semana Europeia da Mobilidade, à qual Setúbal adere com ações de sensibilização a realizar na terça-feira. 
O Dia Europeu Sem Carros, assinalado a 22 de Setembro, é o ponto alto da Semana Europeia da Mobilidade, a decorrer desde dia 16, com o tema “Emissões Zero, Mobilidade para Todos”, que reflete o objetivo da União Europeia, estabelecido no Pacto Ecológico Europeu, de ser o primeiro continente com impacto neutro no clima até 2050.
"Tendo em conta a crise sanitária vivida em 2020 devido à pandemia covid-19, a campanha europeia na edição deste ano assume ainda como objetivo analisar de que forma o confinamento pode ter contribuído para uma melhor mobilidade urbana", conta a autarquia. 
Setúbal associa-se à iniciativa com duas ações no dia 22. Uma delas é o encerramento da Praça de Bocage ao trânsito automóvel, entre as oito da manhã e as cinco da tarde, de forma a enfatizar o espaço público enquanto área mais dedicada aos peões.
A emblemática praça sadina acolhe, no mesmo horário, uma mostra de veículos elétricos de várias empresas da região e de protótipos de veículos amigos do ambiente, que resultam de projetos em curso na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal.
No Dia Europeu Sem Carros realiza-se ainda um Fórum Participativo com o tema “Efeito covid19 – O que mudou nas cidades”, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, entre as 14 às 18 horas.
O programa do encontro contempla, às 14h45, uma apresentação conduzida pela Câmara de Setúbal subordinada aos efeitos da pandemia covid-19 na mobilidade urbana.
“A mais-valia dos modos suaves em tempos de Pandemia” é o tema da alocução de Mário Alves, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, a partir das 15 horas, a que se seguem, às 15h15 e às 15h30, intervenções do presidente da Câmara de Torres Vedras, Carlos Manuel Antunes Bernardes, e do vereador da Câmara de Lisboa, Miguel Gaspar.
A partir das 16 horas, Rogério Ivan apresenta o projeto Living Streets – Oeste Sustentável, da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e quinze minutos depois Cristina Daniel, da Agência de Energia da Arrábida, apresenta o Plano de Mobilidade Elétrica da Arrábida.
Os “Efeitos da Pandemia na utilização dos transportes públicos” é o tema em análise por Sérgio Pinheiro, da Área Metropolitana de Lisboa, às 16h30.
O encontro termina com um período de participação destinado ao público, com a moderação de Mário Alves, da Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta.
As inscrições, gratuitas e obrigatórias, devem ser feitas através do endereço eletrónico dimot@mun-setubal.pt, com a indicação do nome, contactos e entidade que o participante representa.

Comentários